Notícia

19/10/2018
I Reunião da Rede de Bancos de Leite Humano da CPLP acontece em Cabo Verde Voltar atrás
I Reunião da Rede de Bancos de Leite Humano da CPLP acontece em Cabo Verde
Nota informativa

A I Reunião da Rede de Bancos de Leite Humano da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) decorreu em Cabo Verde, país com a presidência pro tempore da Organização, na cidade da Praia, entre os dias 15 e 17 de outubro de 2018.

Este encontro foi realizado pelo Ministério da Saúde do Brasil em parceria com o Ministério da Saúde de Cabo Verde e a Fundação Oswaldo Cruz, com o objetivo de consubstanciar a formulação do Plano de Ação de implantação desta rede em cada Estado-membro da Comunidade, alinhando-se à Agenda 2030 das Nações Unidas e utilizando a experiência de trabalho em rede praticado pela Rede Global de Bancos de Leite Humano.

 

Na ocasião, os representantes debateram temas como “Experiências de Bancos de Leite Humano na CPLP”, “Leite Humano: Qualidade e Controle”, “Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano” e “Rede de Leite Materno Humano como estratégia política pública para qualificação da atenção em termos de segurança alimentar e nutricional”.

Aconteceu, ainda, uma visita exploratória ao Banco de Leite Humano do Hospital Agostinho Neto, intervenções subordinadas à temática e partilha de experiências, como no caso da rede brasileira.

Nesta matéria, na IV Reunião Ministerial da Saúde da CPLP, em Brasília, no dia 26 de outubro de 2017, os ministros afirmaram a importância dos bancos de leite humano para “o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milénio, no que diz respeito à redução da morbimortalidade infantil e à promoção do aleitamento materno”, decidindo avançar com a criação desta rede no espaço da Comunidade.

Mais informação

Portal da Saúde
Declaração da IV Reunião de Ministros da Saúde da CPLP
Resolução sobre a criação da Rede de Bancos de Leite Humano da CPLP

Publicado a 19/10/2018
Voltar atrás
 
Boletim Electrónico
Subscreva newsletter
Preencher os campos obrigatorios *
Preencher os campos obrigatorios * Preencher os campos obrigatorios *

Iniciativas

Este site utiliza cookies, para uma melhor navegação. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.