Notícia

06/03/2009
Encontro de planeamento DocTV CPLP na Bahia Voltar atrás
Encontro de planeamento DocTV CPLP na Bahia
Nota Informativa

O Encontro de Planeamento Executivo do DOCTV CPLP reúne na cidade de Salvador da Bahia, Brasil, entre os dias 6 e 10 de Março de 2009, as delegações nacionais dos países participantes do Programa de Fomento à Produção e Teledifusão do Documentário da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa – DocTv CPLP, compostas pelas representações de Ministérios da Cultura e/ou Educação (ou autoridades audiovisuais nacionais, conforme o caso) e de emissoras públicas de televisão.

Nesta ocasião, será apresentado o Roteiro Executivo que consiste numa proposta de detalhe do Plano de Trabalho do I Programa DocTV CPLP, proporcionando às delegações nacionais uma visão em projecção ao longo dos 18 (dezoito) meses de execução do dito Programa.

A realização do I Programa de Fomento à Produção e Teledifusão do Documentário da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa – DocTv CPLP foi aprovada no âmbito da I Reunião Extraordinária de Ministros da Educação e da Cultura da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), realizada nos dias 14 e 15 de Novembro de 2008, em Lisboa.

A iniciativa conta já com a adesão formal de todos os Estados-membros da CPLP e com a comparticipação financeira de Brasil e Portugal que, deste modo, asseguram a viabilização do I Programa.

O DocTV CPLP pretende o fomento do intercâmbio cultural e económico entre os países da CPLP, através de um modelo de operação em rede, por meio do qual, simultaneamente, cada país co-produz um documentário nacional e as respectivas emissoras públicas de televisão promovem a teledifusão da totalidade de documentários nacionais.

Para além da produção e difusão televisiva, o programa está também estruturado para estimular a formação dos criadores nacionais, na medida em que está previsto um «workshop» para desenvolvimento dos projectos seleccionados, no seguimento de um concurso a ser lançado no início de 2009.

A coordenação executiva do DocTv CPLP será da responsabilidade do Secretariado Executivo da CPLP, do Instituto do Cinema e do Audiovisual, da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura do Brasil, da Rádio e Televisão Portuguesa, da Televisão Pública de Angola e da Empresa Brasileira de Comunicações.


Fonte Imagem: © Maurício Requião 2009

Publicado a 6/3/2009
Voltar atrás
 
Boletim Electrónico
Subscreva newsletter
Preencher os campos obrigatorios *
Preencher os campos obrigatorios * Preencher os campos obrigatorios *

Iniciativas

Este site utiliza cookies, para uma melhor navegação. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.