Notícia

23/11/2018
Procuradores Gerais da CPLP debatem crime transnacional e meio ambiente Voltar atrás
Procuradores Gerais da CPLP debatem crime transnacional e meio ambiente
Nota Informativa

O XVI Encontro de Procuradores Gerais da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) decorre a 24 de novembro, em Brasília, sob os auspícios da Procuradoria-Geral da República Federativa do Brasil (PGR BR).

 

Os Procuradores Gerais da CPLP vão debater “estratégias de atuação conjunta para o combate à corrupção, aos crimes cibernéticos, ao tráfico de drogas e a outras práticas criminosas que afetam as nações integrantes do grupo”, anuncia a PGR BR.

 

O objetivo do encontro é “fortalecer a cooperação jurídica e a atuação conjunta no combate a crimes transnacionais, além de compartilhar boas práticas nos temas de interesse comum. O evento contará com painel sobre os avanços no combate ao crime organizado, que vai debater a experiência da Lava Jato no Brasil e outras medidas de combate à corrupção. Os procuradores-gerais da CPLP também vão discutir o combate a crimes cibernéticos e o uso de provas digitais”, resume a PGR BR.


De acordo com a PGR BR, a reunião dos “integrantes da CPLP será conduzida pela procuradora-geral da República, Raquel Dodge, e contará com a participação dos procuradores-gerais e delegações de oito países integrantes do grupo – Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor Leste – além de Macau, que participa como membro observador”.

 

No dia 25 de novembro, os procuradores-gerais da CPLP, em conjunto com os representantes de países que integram o brasileiro Instituto Global do Ministério Público para o Ambiente vão reunir-se, igualmente, na sede da PGR BR, para deliberar sobre os estatutos. Recordemo-nos, o instituto foi criado em março deste ano, durante o Fórum Mundial da Água (FMA), para promover a troca de informações entre os integrantes e a partilha de experiências em investigações, processos e sanções na área ambiental – contando já com a adesão de MPs de 17 países.

 

Mensagem da Secretária Executiva da CPLP ao XVI Encontro de Procuradores Gerais

Publicado a 23/11/2018
Voltar atrás
 
Boletim Electrónico
Subscreva newsletter
Preencher os campos obrigatorios *
Preencher os campos obrigatorios * Preencher os campos obrigatorios *

Iniciativas

Este site utiliza cookies, para uma melhor navegação. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.