Notícia

22/03/2019
CPLP cria Fundo de Solidariedade para Moçambique Voltar atrás
 CPLP cria Fundo de Solidariedade para Moçambique
Comunicado

A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) expressa a sua profunda consternação pela catástrofe natural que afeta quatro províncias do centro de Moçambique, e salienta que é nestas circunstâncias de sofrimento de um povo irmão que a natureza solidária da Comunidade, assente em laços históricos e de amizade, se manifesta.

 

Na reunião extraordinária dedicada à situação naquele Estado-Membro, realizada esta manhã, o Comité de Concertação Permanente da CPLP decidiu criar um Fundo de Solidariedade para apoiar as regiões atingidas.

 

Foi também decidido que a CPLP convidará os Observadores Associados a contribuírem para este Fundo. Nesta senda, promoverá um envolvimento ativo por parte dos Observadores Consultivos e acionará as Comissões Temáticas mais pertinentes, nomeadamente na área da saúde, para acudir às necessidades imediatas e subsequentes das populações afetadas.

 

É ainda de realçar que os Estados-Membros vão também discutir a criação de mecanismos para intervenção coordenada em situação de emergência humanitária por catástrofe, para dar resposta a problemas desta natureza, na próxima reunião de Ministros da Administração Interna e do Interior, a realizar-se em abril, em Cabo Verde.

 

A CPLP congratula-se com a pronta resposta dos Estados-Membros no quadro bilateral e com as numerosas manifestações de solidariedade das sociedades civis.

 

A CPLP confia na resposta das autoridades nacionais à situação de emergência e homenageia a coragem do povo moçambicano, reafirmando a sua fraterna solidariedade a Moçambique.

 

Vídeo

 

Áudio - Declarações à Comunicação Social

 

 

 

Fotografias

 

19.03. 114ª CCP Extraordinário dedicado a Moçambique
Publicado a 22/3/2019
Voltar atrás
 
Boletim Electrónico
Subscreva newsletter
Preencher os campos obrigatorios *
Preencher os campos obrigatorios * Preencher os campos obrigatorios *

Iniciativas

Este site utiliza cookies, para uma melhor navegação. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.