Notícia

10/04/2019
Cabo Verde acolhe XI Reunião de Ministros da Cultura da CPLP Voltar atrás
Cabo Verde acolhe XI Reunião de Ministros da Cultura da CPLP
Nota Informativa

A XI Reunião de Ministros da Cultura da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) realiza-se no dia 12 de abril de 2019, na Cidade da Praia, Ilha de Santiago, em Cabo Verde, antecedida pela VI Reunião Técnica dos Pontos Focais da Cultura, nos dias 10 e 11 de abril de 2019.

 

Na abertura da ministerial, em sessão pública, prevê-se as intervenções do Secretário Executivo da CPLP, embaixador Francisco Ribeiro Telles, do Ministro da Cultura e das Indústrias Criativas de Cabo Verde, Abraão Vicente, e dos Ministros da Cultura dos Estados-membros da Comunidade.

 

O programa contempla, em sessão restrita, um debate entre os ministros, subordinado ao tema «Mercado Comum de Livre Circulação de Bens e Serviços Culturais da CPLP», a discussão das atividades a implementar durante o exercício da Presidência cabo-verdiana da CPLP, para o biénio 2018-2020, nomeadamente, a importância do reforço das relações institucionais com Organizações Internacionais no domínio da cultura.


O encontro ministerial envolve, ainda, uma programação cultural, onde se incluem momentos na Cidade da Praia e na Cidade Velha, que vão ser consagradas oficialmente como “Capitais da Cultura da CPLP 2018-2020”, no dia 12 de abril, pelas 16h, no Palácio da Cultura Ildo Lobo. Recordemo-nos, à cidade da Praia e à Cidade Velha (Ribeira Grande de Santiago) foram atribuídas esta categoria, na XII Conferência de Chefes de Estado e de Governo da CPLP em julho de 2018, em Cabo Verde.

A declaração será feita pelo Ministro da Cultura e das Indústrias Criativas de Cabo Verde, Abraão Vicente, e contará com as presenças do Presidente da Câmara Municipal da Praia, Óscar Santos, e do Presidente da Câmara Municipal de Ribeira Grande de Santiago, Manuel de Pina, assim como os Ministros da Cultura dos Estados Membros da CPLP e demais participantes da XI Reunião de Ministros da Cultura da CPLP.

Logo de seguida será inaugurada a exposição da Coleção Permanente de Arte Contemporânea - CPAC no 2º piso do Palácio da Cultura Ildo Lobo (PCIL). O CPAC é um acervo especial patrimonial, sem personalidade jurídica, com duração por tempo indeterminado, pertencente ao Estado de Cabo Verde.

 

Mais informação

Reuniões de Ministros da Cultura

Declaração sobre Cultura e Indústrias Criativas como sector estratégico na CPLP (XII CCEG) 

Intervenção do Secretário Executivo da CPLP

 

Vídeo

 


Fotografias

19.04. XI Reunião de Ministros da Cultura da CPLP

 

Publicado a 10/4/2019
Voltar atrás
 
Boletim Electrónico
Subscreva newsletter
Preencher os campos obrigatorios *
Preencher os campos obrigatorios * Preencher os campos obrigatorios *

Iniciativas

Este site utiliza cookies, para uma melhor navegação. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.