Notícia

26/04/2019
CAE-CPLP realizou palestra sobre cooperação entre os Estados-membros Voltar atrás
CAE-CPLP realizou palestra sobre cooperação entre os Estados-membros
Memorando

O Centro de Análise Estratégica da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CAE/CPLP) emitiu segundo comunicado de imprensa que “em prosseguimento à programação do Ciclo de Palestras – 2019, no dia 26 de abril de 2019, nas instalações do CAE/CPLP, na cidade de Maputo, em Moçambique, foi realizada a palestra “A cooperação bilateral e multilateral entre os nove Estados-Membros da CPLP, que ganhos?”. O orador o Coronel Rodrigues Lapucheque, escritor de livro que tem como título o tema da palestra, publicado em agosto de 2018.

Com a moderação do Capitão-de-Mar-Guerra Francisco Evandro Rodrigues Camelo, o evento contou com representantes de Embaixadas do Brasil e de Timor-Leste, da cooperação militar de Portugal, das Forças de Defesa e de Segurança Pública, de instituições académicas militares e civis, e da sociedade civil. Destacaram-se as presenças do ex-Diretor do CAE/CPLP Brigadeiro Domingos Manuel Salazar e do vice-Comandante para Área Académica do Instituto Superior de Estudos de Defesa (ISEDEF), Brigadeiro Francisco Zacarias Mataruca.

Em sua apresentação, o Coronel Lapucheque realçou a necessidade da vantagem recíproca na cooperação, a busca de um entendimento isento de influências históricas e de maior protagonismos dos Estados-Membros na CPLP. Sucedendo à apresentação, o direito enriqueceu ainda mais o evento, permitindo uma rica discussão sobre temas da palestra, tais como, soberania, uniformização de currículos, intercâmbio, qualidade de ensino, entre outros.

Após a realização do debate, o Director do CAE/CPLP agradeceu ao orador e a todos os presentes, reiterando a abertura da Instituição para promoção de debates de interesse da CPLP, e os convidou a realizar a costumeira foto de família.

Publicado a 26/4/2019
Voltar atrás
 
Boletim Electrónico
Subscreva newsletter
Preencher os campos obrigatorios *
Preencher os campos obrigatorios * Preencher os campos obrigatorios *

Iniciativas

Este site utiliza cookies, para uma melhor navegação. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.