Notícia

18/05/2019
CAE/CPLP debate insegurança em Cabo Delgado Voltar atrás
CAE/CPLP debate insegurança em Cabo Delgado
Nota informativa

O Centro de Análise Estratégica da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CAE/CPLP) emitiu segundo comunicado de imprensa que “em continuação ao programa de palestras para o ano de 2019, o CAE/CPLP realizou, no dia 17 de Maio de 2019, em suas instalações, a palestra subordinada ao tema “Insegurança no Norte de Moçambiqueꓽ Uma Análise Exploratória de Mocímboa da Praia”.

O orador da palestra foi o Dr. João Pereira, Diretor Executivo da Fundação de Mecanismos de Apoio a Sociedade Civil (MASC), e teve a moderação do Capitão-de-Mar-Guerra Francisco Evandro Rodrigues Camelo, Diretor do CAE/CPLP. Houve a presença de representantes das Embaixadas, Adidâncias de Defesa, Forças de Defesa e Segurança, instituições acadêmicas civis e militares, e da sociedade civil.

Destacaram-se as presenças dos Exmo. Sr. Carlos Alfonso Iglesias Puente, Embaixador do Brasil em Moçambique, Exma. Sra. Maria Amélia Paiva, Embaixadora de Portugal em Moçambique, Exmo. Sr. Simão Barbosa, Cônsul-Honorário de Cabo Verde, Exmo Sr. Salimo Abdula, Presidente da Confederação Empresarial da CPLP (CE-CPLP) e do Exmo. Sr. José Mário Joaquim Magode, Reitor da Universidade Joaquim Chissano.

Na abertura do evento, o Diretor do CAE/CPLP agradeceu a presença de todos e da disponibilidade do orador em honrar o CAE com sua palestra. O Dr. Pereira debruçou-se sobre os grupos étnicos existentes no norte de Moçambique e as principais causas dos conflitos, segundo o estudo por ele desenvolvido. Após a apresentação, houve um rico debate em torno do tema, e as questões e visões expostas pelos debatedores foram plenamente comentada pelo orador. As intervenções deram maior relevo ao evento, na busca de uma análise mais ampla das causas dos acontecimentos recentes em Cabo Delgado. Encerrado o debate, foi realizada a tradicional foto de família."

Publicado a 18/5/2019
Voltar atrás
 
Boletim Electrónico
Subscreva newsletter
Preencher os campos obrigatorios *
Preencher os campos obrigatorios * Preencher os campos obrigatorios *

Iniciativas

Este site utiliza cookies, para uma melhor navegação. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.