O Secretário Executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), embaixador Francisco Ribeiro Telles, e o Diretor Executivo do Instituto Internacional da Língua Portuguesa (IILP), Incanha Intumbo, procederam à assinatura do Protocolo entre o Fundo Especial da CPLP e o IILP para a implementação da segunda fase do projeto “Terminologias Científicas e Técnicas Comuns da Língua Portuguesa (TCTC)”, no dia 12 de junho, na sede da Organização, em Lisboa.
O projeto em apreço foi inicialmente aprovado pela XXXI Reunião de Pontos Focais da Cooperação, em Díli, a 20 e 21 de julho de 2015, e tem como objetivo a criação de recursos terminológicos conjuntos para todos os Estados-membros.
O IILP promoveu, em junho de 2018, uma formação em TCTC, cujo programa contemplou a apresentação do referido projeto, uma abordagem à terminologia, e apresentação das tarefas a serem realizadas pelas equipas nacionais nos seus países.
As terminologias comuns são um recurso essencial para a internacionalização da Língua Portuguesa, para a respetiva interpretação, para o seu fortalecimento como língua de negócios e para o apoio à tradução.
O IILP é a instituição da CPLP que tem como objetivos a planificação e execução de programas de promoção, defesa, enriquecimento e difusão da Língua Portuguesa como veículo de cultura, educação, informação e acesso ao conhecimento científico, tecnológico e o de utilização em fora internacionais.