Notícia

23/06/2019
Secretário Executivo em visita oficial a Moçambique Voltar atrás
Secretário Executivo em visita oficial a Moçambique
Nota informativa

O Secretário Executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), embaixador Francisco Ribeiro Telles, deslocou-se à República de Moçambique entre os dias 18 e 22 de junho de 2019.


Durante a visita, foi recebido em audiência pelo Presidente da República de Moçambique, Filipe Nyusi. O debate centrou-se na mobilidade, enquadrada no âmbito da visão estratégica 2016-2026, com vista à construção de uma cidadania da CPLP. “A situação da Guiné-Bissau também foi analisada, mas a circulação livre de pessoas e bens nos países-membros da comunidade virou uma questão de prioridade para os próximos dois anos de mandato”, disse Francisco Ribeiro Telles à Comunicação Social. O Secretário Executivo manifestou, igualmente, solidariedade para com as vítimas do cclone Idai e assinando um protocolo subsequente à criação de uma rúbrica de ajuda no Fundo Especial da CPLP.

 

O Secretário Executivo concretizou, ainda, encontros com o ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, José Pacheco, com o ministro do Interior, Jaime Monteiro, com a ministra da Educação e Desenvolvimento Humano, Conceita Cortane, com o ministro do Mar, Águas interiores e Pescas, Agostinho Mondlane, com a ministra da Administração Estatal e Função Pública, Carmelita Namashulua e com a Vice-ministra da Agricultura e Segurança Alimentar, Luísa Meque.

 

Na agenda constou, ainda, uma visita ao Centro de Análise Estratégica da CPLP (CAE-CPLP), a participação na 12ª Cimeira de Negócios EUA-África e uma palestra sobre a CPLP, na Universidade Joaquim Chissano.

Publicado a 23/6/2019
Voltar atrás
 
Boletim Electrónico
Subscreva newsletter
Preencher os campos obrigatorios *
Preencher os campos obrigatorios * Preencher os campos obrigatorios *

Iniciativas

Este site utiliza cookies, para uma melhor navegação. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.