Notícia

06/05/2009
Fórum Cooperação-Acção para a Protecção Civil e Bombeiros Voltar atrás
Fórum Cooperação-Acção para a Protecção Civil e Bombeiros
Memorando

O Secretário de Estado da Protecção Civil, José Miguel Medeiros, inaugura esta quinta-feira, dia 7, em Lisboa, o Fórum Cooperação-Acção para a Protecção Civil e Bombeiros nos Países de Língua Portuguesa, iniciativa organizada pela Autoridade Nacional de Protecção Civil e pela Liga dos Bombeiros Portugueses. O Fórum servirá de ponto de encontro e troca de experiências e boas práticas de cooperação em matéria de protecção civil. Ao longo de dois dias, os responsáveis pelos Serviços de Protecção Civil e de Bombeiros dos países da CPLP (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique, Portugal, S. Tomé e Príncipe e Timor Leste) irão também discutir as estratégias a implementar para o reforço da cooperação ao longo dos próximos anos.

A cooperação em matéria de protecção civil entre Portugal e os restantes países da CPLP tem vindo a conhecer um forte incremento. Em especial, são de destacar as acções de formação realizadas em 2008 em Portugal, Angola, Moçambique e S. Tomé e Príncipe e que incidiram nas vertentes de protecção civil, formação básica de bombeiros, socorro e salvamento, combate a incêndios florestais, industriais e urbanos e controlo de acidentes com mercadorias perigosas. Também com Cabo Verde a cooperação foi reforçada através da realização pela ANPC de duas missões de assistência técnica visando a revisão do enquadramento legislativo para a protecção civil e socorro e a reestruturação do sistema de telecomunicações de emergência.

Presentemente, a Autoridade Nacional de Protecção Civil encontra-se a ministrar em Angola um curso de Planeamento Operacional (valências de planeamento táctico e estratégico) e a realizar uma missão de assessoria técnica ao Serviço Nacional de Protecção Civil daquele País, no domínio dos sistemas aplicacionais de gestão de ocorrências.


Mais informações em www.anpc.pt.
Publicado a 6/5/2009
Voltar atrás
 
Boletim Electrónico
Subscreva newsletter
Preencher os campos obrigatorios *
Preencher os campos obrigatorios * Preencher os campos obrigatorios *

Iniciativas

Este site utiliza cookies, para uma melhor navegação. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.