Notícia

10/07/2019
Conselho de Ministros da CPLP sob lema da Mobilidade Voltar atrás
Conselho de Ministros da CPLP sob lema da Mobilidade
Nota Informativa

A cidade do Mindelo acolhe a XXIV Reunião do Conselho de Ministros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), no dia 19 de julho de 2019, sob o lema “A Mobilidade como Fator de Coesão e Construção de Cidadania na CPLP”.

 

A reunião terá início às 08:00, na sala de Conferências do Hotel Oásis Atlântico Porto Grande, e contará com a presença dos Ministros dos Negócios Estrangeiros/Relações Exteriores de todos os Estados-membros da Organização Internacional.

 

Após a cimeira dos Chefes de Estados e de Governo, de julho de 2018, em Santa Maria - Ilha do Sal, a cidade do Mindelo será o palco do Conselho de Ministros da CPLP, segundo órgão deliberativo da Organização. A XXIV Reunião do Conselho de Ministros da CPLP é presidido pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros e Comunidades de Cabo Verde, Luis Filipe Tavares, enquanto Presidente em exercíco deste órgão, no biénio 2018-2020.

 

O Conselho de Ministros vai ser precedida pela XXXIX Reunião dos Pontos Focais da Cooperação nos dias 15 e 16, que passará em revista a Cooperação em todos os domínios da CPLP, bem como analisará e deve aprovar vários documentos estruturantes no domínio da cooperação: o Manual da Cooperação na CPLP, o Documento Estratégico de Cooperação, o Regimento Interno das Reuniões dos Pontos Focais, entre outros a ser apreciados e apresentados ao Conselho de Ministros para decisão.    

 

O Comité de Concertação Permanente, formado por Embaixadores e Representantes Permanentes, reunirá no dia 18 para apreciar as questões político-diplomáticas e consequente aprimoramento da agenda da reunião ministerial.

 

No dia 20 de julho, o ministro Luís Filipe Tavares vai proporcionar aos homólogos uma viagem à Ilha de Santo Antão. 

 

 

Aos Órgãos de Comunicação Social

 

A cerimónia de boas vindas da XXIV Reunião do Conselho de Ministro da CPLP acontece na quinta feira, 18 de julho, pelas 18:30, no Palácio do Povo, sito em Mindelo. A sessão terá uma animação cultural, com a presença de animadores de grupos carnavalesco e músicos mindelenses.

 

Na sexta-feira, 19 de julho, realiza-se uma conferência de imprensa no Hotel Oásis Atlântico Porto Grande, às 13h15, logo após o encerramento da reunião. Na ocasião, serão anunciados os principais resultados da XXIV Reunião do Conselho de Ministro da CPLP.

 

Os órgãos de comunicação social e jornalistas interessados em participar na abertura do evento devem contatar a assessoria de imprensa do Ministério dos Negócios Estrangeiros e Comunidades de Cabo Verde, através do endereço eletrónico nelson.pina@mnec.gov.cv ou pelos telefones: 2607909/5162419 - enviando a inscrição para o evento contendo os seguintes dados: nome completo, órgão de comunicação social e contato.

 

Publicado a 10/7/2019
Voltar atrás
 
Boletim Electrónico
Subscreva newsletter
Preencher os campos obrigatorios *
Preencher os campos obrigatorios * Preencher os campos obrigatorios *

Iniciativas

Este site utiliza cookies, para uma melhor navegação. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.