Notícia

14/09/2019
Nações Unidas querem reforçar cooperação com CPLP Voltar atrás
Nações Unidas querem reforçar cooperação com CPLP
Nota Informativa

A 73º Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (AG ONU) aprovou por aclamação, na 106ª reunião, a 12 de setembro de 2019, a resolução “Cooperação entre as Nações Unidas e a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa”.

 

No documento, a AG ONU realça a importância do reforço da cooperação entre a CPLP e as agências especializadas das Nações Unidas e outras entidades e programas.

 

A proposta de resolução foi submetida por Cabo Verde, presidência em exercício da CPLP. O representante permanente este Estado-membro da CPLP junto da ONU, José Luís Rocha, destacou o objetivo de aprofundar a parceria entre as duas organizações internacionais para prosseguir metas comuns, particularmente, nas dimensões dos direitos humanos, erradicação da pobreza, desenvolvimento sustentável e para manter a paz. O embaixador cabo-verdiano recordou, ainda, que a CPLP oficializou a relação com a ONU há 20 anos.

 

Dando o exemplo de Moçambique, a resolução reconhece “o impacto de eventos climáticos extremos e a importância da assistência humanitária prestada recentemente a países da comunidade”.

 

Na dimensão da cooperação na construção e manutenção da paz, a resolução destaca que é importante “aumentar sinergias e garantir a coerência e complementaridade desses esforços”, defendendo que é necessário “continuar a tomar medidas concretas em direção à paz, segurança e estabilidade política” na Guiné-Bissau, segundo o Acordo de Conacri, assinado em 14 de outubro de 2016, enfatizando o “apoio contínuo da comunidade internacional”.

 

Na resolução, a AG ONU tomou ainda nota com apreciação da Declaração da XII Conferência de Chefes de Estado e de Governo da CPLP, realizada a 17 e 18 de julho de 2018, em Santa Maria, Cabo Verde.

 

O Secretário Executivo da CPLP, Francisco Ribeiro Telles, vai estar em Nova Iorque este mês de setembro de 2019, para participar na abertura da 74ª AG ONU.

 

Mais Informação

 

Resolução “Cooperação entre as Nações Unidas e a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa”

 

Entrevista embaixador José Luís Rocha

 

Publicado a 14/9/2019
Voltar atrás
 
Boletim Electrónico
Subscreva newsletter
Preencher os campos obrigatorios *
Preencher os campos obrigatorios * Preencher os campos obrigatorios *

Iniciativas

Este site utiliza cookies, para uma melhor navegação. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.