Notícia

17/09/2019
CAE/CPLP realizou 1º Colóquio Estratégico Voltar atrás
CAE/CPLP realizou 1º Colóquio Estratégico
Memorando

O Centro de Análise Estratégica da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CAE/CPLP) emitiu segundo comunicado de imprensa que “realizou o “1º Colóquio Estratégico” sobre o tema “Insegurança em Cabo Delgadoʺ, no dia 05 de setembro de 2019, em suas instalações, com o apoio do Centro de Estudos Estratégicos e Internacionais da Universidade Joaquim Chissano (CEEI/UJC).

O evento contou com a participação dos Professores Dr. Emílio Zeca, docente e investigador do CEEI/UJC, Prof. Dr. João Pereira, docente e Diretor da Fundação Mecanismo de Apoio á Sociedade Civil (MASC), o Cel. Xavier Cadete, docente do Instituto Superior de Estudos de Defesa (ISEDEF) e a Profª. Dra. Alcenia Abudo, docente e investigadora da Academia de Ciências Policiais (ACIPOL). Atuou como moderador o Dr. Enio Chingotuana, pertencente ao CEEI/UJC.

A abertura do colóquio foi realizada pelo Capitão de Mar e Guerra Francisco Evandro Rodrigues Camelo, Diretor do CAE/CPLP, agradecendo a todos pela presença, em especial aos oradores, provenientes de órgãos distintos, e por aceitar o desafio de apresentar seus conhecimentos sobre um assunto tão atual e delicado para a sociedade moçambicana. Houve a presença de representantes da Assembleia da República, Embaixadas, Forças de Defesa e Segurança, instituições académicas e da sociedade civil, e de Adidos da Defesa dos Estados Membros e de Observador Associado da CPLP.

Este foi o primeiro Colóquio Estratégico, uma iniciativa pioneira do CAE/CPLP que tem o propósito de congregar, num mesmo lugar e tempo, pesquisadores de um determinado assunto, dentro do domínio da Estratégia, a fim de realizar a partilha de conhecimentos, por intermédio da exposição e do debate de suas pesquisas.

O Prof. Dr. Emílio Zeca, Vice-Diretor do CEEI/UJC, fez o encerramento do colóquio, elogiando a realização do evento, classificando-o como sui generis. Agradeceu o comparecimento dos oradores e a presença dos convidados. Complementou, dizendo que o tema era discutido individualmente pelas instituições e o colóquio permitiu a divisão dos conhecimentos e a observação de muitos elementos de convergência e de complementaridade."

Publicado a 17/9/2019
Voltar atrás
 
Boletim Electrónico
Subscreva newsletter
Preencher os campos obrigatorios *
Preencher os campos obrigatorios * Preencher os campos obrigatorios *

Iniciativas

Este site utiliza cookies, para uma melhor navegação. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.