Notícia

30/09/2019
Secretário Executivo na 74ª Assembleia Geral das Nações Unidas Voltar atrás
Secretário Executivo na 74ª Assembleia Geral das Nações Unidas
Nota Informativa

O Secretário Executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), Francisco Ribeiro Telles, deslocou-se a Nova Iorque de 22 a 30 de setembro de 2019, para participar na semana de alto nível da 74ª sessão da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (AG ONU).

 

Á margem da AG ONU, a 24 de setembro, o embaixador Francisco Ribeiro Telles participou na reunião informal de ministros dos Negócios Estrangeiros e das Relações Exteriores dos Estados-membros da CPLP.

 

Durante a estadia, o embaixador Francisco Ribeiro Telles foi recebido pelo Secretário Geral das Nações Unidas, António Guterres, a 28 de setembro de 2019. Igualmente, encontrou-se com os Subsecretários Gerais das Nações Unida para as Comunicações Globais, Melissa Fleming, para os Assuntos Jurídicos, Miguel Serpa Soares, e da Assembleia Geral e Gestão de Conferências (Coordenador de Multilinguismo), Movses Abelian.

 

O Secretário Executivo da CPLP reuniu, também, com o embaixador Mauro Vieira, Representante Permanente do Brasil na ONU e presidente da Configuração Especifica para a Guiné-Bissau na Comissão de Consolidação da Paz das Nações Unidas, tendo ainda encontros com a Secretária Executiva da Organização Internacional da Francofonia, Louise Mushikiwabo, e com a Secretária Geral da Commonwealth, Patricia Scotland.

 

A intensa agenda do embaixador Francisco Ribeiro Telles contemplou, paralelamente, assistir a todas as intervenções os Estados-membros da CPLP no Debate Geral da AG ONU e estar presente na Reunião de Alto Nível sobre Cobertura Universal de Saúde, no Fórum Político de Alto Nível sobre Desenvolvimento Sustentável, bem como na Reunião de Alto Nível - Caminho das Modalidades de Ação Aceleradas dos Pequenos Estados Insulares (SAMOA).

 

O embaixador Francisco Ribeiro Telles assistiu, também, à Comemoração do Dia Internacional da Eliminação Total de Armas Nucleares e à mesa-redonda da Aliança das Civilizações – “Revivendo a dimensão global”.

 

A CPLP detém o estatuto de observador na ONU há vinte anos. Recordemo-nos que, a 12 de setembro de 2019, a 73º AG ONU aprovou por aclamação a resolução “Cooperação entre as Nações Unidas e a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa”. No documento, a AG ONU realça a importância do reforço da cooperação entre a CPLP e as agências especializadas das Nações Unidas e outras entidades e programas.

 

Fotografias
19.09. Secretário Executivo na 74ª Assembleia Geral das Nações Unidas

 

Entrevista à ONUNews

 

 

Publicado a 30/9/2019
Voltar atrás
 
Boletim Electrónico
Subscreva newsletter
Preencher os campos obrigatorios *
Preencher os campos obrigatorios * Preencher os campos obrigatorios *

Iniciativas

Este site utiliza cookies, para uma melhor navegação. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.