Notícia

14/10/2019
CAE/CPLP realizou seminário internacional sobre resposta a desastres naturais Voltar atrás
CAE/CPLP realizou seminário internacional sobre resposta a desastres naturais
Nota Informativa

O XVIII Seminário Internacional Político Estratégico subordinado ao tema “Desafios da CPLP na Resposta em Situações de Desastres Naturais: Caso dos Ciclones IDAI e Kenneth em Moçambiqueʺ foi organizado pelo Centro de Análise Estratégica da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CAE/CPLP), a 10 de outubro de 2019, em  Maputo, Moçambique.

 

De acordo com o CAE/CPLP, no ato de abertura do evento, o Diretor do CAE/CPLP, CMG Francisco Evandro Rodrigues Camelo, enfatizou que “os objetivos do seminário eram a busca das experiências, desafios enfrentados e ensinamentos obtidos pelos Estados Membros da CPLP na ajuda à Moçambique, por ocasião dos ciclones Idai e Kenneth, compilar e disseminar tais informações,  observações e sugestões apresentadas, a fim de contribuir para a elaboração do “Protocolo de ações de resposta da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) à situações de catástrofes”, que atualmente é tema de estudo de um Grupo de Trabalho da componente de Defesa da CPLP. “

 

O seminário subdividiu-se em seis apresentações em dois painéis, ambos seguidos de debates, integralmente transmitido ao vivo por videoconferência para os Estados Membros. Conforme nota do CAE/CPLP, “o primeiro painel, realizado pela manhã, teve como oradores: Dr. Adérito Aramuge (Diretor do Instituto Nacional de Meteorologia - INAM); Dr. Hélder Cafala (Representante do Núcleo Nacional de Angola), que se deslocou de Angola para participar do Seminário; Comandante Carlos Guerra (Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil de Portugal - ANEPC), que se deslocou de Portugal para participar do Seminário; e Comandante Paulo Manuel Gonçalves da Silva (Adido de Defesa de Portugal em Moçambique). E a moderação foi realizada pelo CMG Marcos Magagula, Coordenador do Núcleo Nacional de Moçambique. 

 

Por sua vez, na parte da tarde, o segundo painel teve como oradores o Secretário Ricardo Daskal (Chefe da Seção Consular da Embaixada do Brasil) e o Prof. Dr. Emílio Zeca (professor e pesquisador do Centro de Estudos Estratégicos e Internacionais da Universidade Joaquim Chissano – CEEI/UJC). E a moderação foi realizada pelo Dr. Francisco Manuel (Núcleo Nacional de Angola), que também se deslocou de Angola para participar do Seminário.

 

O Evento teve a participação de uma centena de pessoas, com o destaque das presenças dos Embaixadores do Brasil, Timor-Leste, Cônsul de Cabo Verde, Adidos de Defesa, e representantes de embaixadas, de instituições do Estado, das Forças de Defesa e Segurança, de instituições acadêmicas civis e militares, e da sociedade civil.

 

O Seminário se debruçou sobre as dolorosas experiências que os desastres naturais podem provocar, recorrendo aos recentes casos de Moçambique, sendo enfatizado que a busca de uma eficaz capacidade de resposta às situações de catrástrofes afigura-se como um grande e complexo desafio para os Estados Membros da CPLP, porque tais eventos não conhecem fronteiras e exigem reações conjuntas, rápidas e coordenadas. 

 

Após as apresentações e debates, o Embaixador do Brasil em Moçambique, Exmo. Sr.  Carlos Alfonso Iglesias Puente, procedeu o encerramento do evento, destacando a relevância do tema na conjuntura dos Estados Membros da CPLP, e reconheceu a nova dinâmica empreendida pela atual Direção do CAE/CPLP e expressou a disponibilidade da para apoiar as atividades desenvolvidas por este Órgão.” 

 

Mais Informação

CAE/CPLP

Publicado a 14/10/2019
Voltar atrás
 
Boletim Electrónico
Subscreva newsletter
Preencher os campos obrigatorios *
Preencher os campos obrigatorios * Preencher os campos obrigatorios *

Iniciativas

Este site utiliza cookies, para uma melhor navegação. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.