Notícia

12/11/2019
Rede de Bancos de Leite Humano da CPLP reúne no Rio de Janeiro Voltar atrás
 Rede de Bancos de Leite Humano da CPLP reúne no Rio de Janeiro
Nota Informativa

A 2ª Reunião da Rede de Bancos de Leite Humano da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (rBLH-CPLP) decorre entre os dias 12 e 14 de novembro, no Rio de Janeiro.

 

Com a proposta de instalar a Coordenação Técnica da rBLH-CPLP na Secretaria Executiva da rBLH com sede na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o evento pretende contribuir para capacidade de gestão, coordenação técnica e avaliação da rBLH-CPLP, desenvolvida em conformidade com os princípios de horizontalidade e participação.

 

A sessão aberta ao público decorre no dia 12 de novembro, no Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz).

 

Nos painéis de debate, serão abordados os temas” O olhar do Brasil para a Cooperação Técnica Internacional em BLH na CPLP”, com representantes da Fiocruz, da Assessoria de Assuntos Internacionais do Ministério da Saúde (Aisa/MS) e da Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores (ABC/MRE); e “Evolução e perspectivas dos Bancos de Leite Humano nos países que integram a CPLP”, com representantes do Brasil, Portugal, Cabo Verde, Moçambique, Angola, Guiné-Bissau, Guiné-Equatorial e São Tomé e Príncipe. As sessões dos dias 13 e 14 de novembro serão exclusivas para integrantes da rBLH-CPLP.

 

Num evento que fomenta a oportunidade para trocar experiências e conhecimentos, estarão em destaque os Bancos de Leite Humano enquanto reforço para os sistemas de saúde dos países, na interseção entre os Objetivos de desenvolvimento Sustentável (ODS) e o Plano Estratégico de Cooperação em Saúde (PECS) da CPLP.

 

A 1ª Reunião da rBLH-CPLP aconteceu em outubro de 2018, em Cabo Verde. Nesta matéria, na IV Reunião Ministerial da Saúde da CPLP, em Brasília, no dia 26 de outubro de 2017, os ministros afirmaram a importância dos bancos de leite humano para “o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milénio, no que diz respeito à redução da morbimortalidade infantil e à promoção do aleitamento materno”, decidindo avançar com a criação desta rede no espaço da Comunidade.

 

Mais informação

Portal da Saúde
Declaração da IV Reunião de Ministros da Saúde da CPLP
Resolução sobre a criação da Rede de Bancos de Leite Humano da CPLP

I Reunião da Rede de Bancos de Leite Humano da CPLP

Publicado a 12/11/2019
Voltar atrás
 
Boletim Electrónico
Subscreva newsletter
Preencher os campos obrigatorios *
Preencher os campos obrigatorios * Preencher os campos obrigatorios *

Iniciativas

Este site utiliza cookies, para uma melhor navegação. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.