Notícia

23/11/2019
Missão de Observação com intensa agenda em Bissau Voltar atrás
Missão de Observação com intensa agenda em Bissau
Nota Informativa

A Missão de Observação Eleitoral (MOE) da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) às Eleições Presidenciais na Guiné-Bissau, marcadas para 24 de novembro de 2019, registou uma semana de intensa atividade.

 

O Chefe da MOE-CPLP, Oldemiro Baloi, definiu o desdobramento em equipas que vão observar o dia da eleição e o apuramento parcial em assembleias de voto no Setor Autónomo de Bissau e nas regiões de Biombo, Cacheu, Oio, Gabú e Bafatá.

 

A 22 de novembro, Oldemiro Baloi encontrou-se com a Ministra dos Negócios Estrangeiros, da Cooperação Internacional e Comunidades da Guiné-Bissau, Suzy Barbosa.

 

Neste mesmo dia, todos os observadores integrados na MOE-CPLP participaram numa reunião promovida pelas Nações Unidas com as Missões de Observação Eleitoral Internacionais, com os objetivos de articulação e realização de um ponto de situação.

 

O Presidente da Assembleia Nacional Popular da Guiné-Bissau, Cipriano Cassamá, recebeu a MOE- CPLP às Presidenciais a 21 de novembro de 2019. No encontro, estiveram também os embaixadores de Angola, Brasil e Portugal acreditados em Bissau, respetivamente, Daniel Rosa, Fábio Franco e António Alves Carvalho.

 

O grupo P5, das cinco organizações internacionais envolvidas no processo de consolidação da paz na Guiné-Bissau - CPLP, União Africana, CEDEAO, União Europeia e Nações Unidas, reuniu também a 21 de novembro.

 

A Missão de Observação Eleitoral da CPLP foi recebida pelo Presidente da Comissão Nacional de Eleições, José Pedro Sambú, no dia 20 de novembro, constatando que estão garantidas as condições para a realização do pleito conforme previsto.

 

Antes deste encontro, o Chefe da MOE-CPLP concretizou um encontro com a Ministra da Administração do Território e da Gestão Eleitoral, Odete Semedo, sendo que o GTAPE, tutelado por este Ministério, é responsável por assegurar o apoio técnico ao processo eleitoral.

 

Tendo a generalidade dos observadores presentes no país, no dia 20 de novembro, Oldemiro Baloi realizou uma reunião de coordenação da MOE-CPLP, contando com a participação dos embaixadores de Angola, Brasil e Portugal acreditados em Bissau.

 

A MOE-CPLP vai estar no terreno entre 17 e 26 de novembro de 2019 e é chefiada por Oldemiro Baloi, ex-Ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação da República de Moçambique. É constituída por vinte e três observadores, designados pelos Estados-Membros, pela Assembleia Parlamentar e por funcionários do Secretariado Executivo da CPLP.

 

Declarações à Imprensa após encontro na CNE

               

 

 

Fotografias

19.11. Missão de Observação às Eleições Presidenciais na Guiné-Bissau

Publicado a 23/11/2019
Voltar atrás
 
Boletim Electrónico
Subscreva newsletter
Preencher os campos obrigatorios *
Preencher os campos obrigatorios * Preencher os campos obrigatorios *

Iniciativas

Este site utiliza cookies, para uma melhor navegação. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.