Notícia

25/11/2019
Comunicado sobre a proclamação do 5 de maio como Dia Mundial da Língua Portuguesa Voltar atrás
Comunicado sobre a proclamação do 5 de maio como Dia Mundial da Língua Portuguesa
Comunicado

Proclamação do dia 5 de maio como Dia Mundial da Língua Portuguesa

Comunicado da CPLP


A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) saúda e celebra a decisão da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) de proclamar o dia 5 de maio como o Dia Mundial da Língua Portuguesa, por ocasião da 40ª Conferência Geral da UNESCO, atualmente em curso.

Desde 2005, a CPLP e os seus Estados Membros vêm celebrando o dia 5 de maio como o Dia da Língua Portuguesa e da Cultura na CPLP, tendo sido a data oficializada no calendário da organização em 2009. Em anos recentes, as celebrações do 5 de maio têm crescido em importância e amplitude, sendo realizadas não apenas no espaço da CPLP como em terceiros países e nas sedes de organismos internacionais, como a ONU e a UNESCO.

Matriz identitária da CPLP, a Língua Portuguesa é uma das línguas mais usadas da família indo-europeia, e uma das línguas mais difundidas no mundo, com mais de 265 milhões de falantes, e em acelerado processo de expansão e crescimento. É a língua mais falada no Hemisfério Sul. Os seus usuários estão espalhados por todos os continentes.

Nesse sentido, a CPLP acolhe com grande júbilo a decisão da UNESCO de incorporar a data ao calendário oficial da Nações Unidas, o que reflete o reconhecimento da importância da Língua Portuguesa na esfera internacional.


Lisboa, 25 de novembro de 2019

Publicado a 25/11/2019
Voltar atrás
 
Boletim Electrónico
Subscreva newsletter
Preencher os campos obrigatorios *
Preencher os campos obrigatorios * Preencher os campos obrigatorios *

Iniciativas

Este site utiliza cookies, para uma melhor navegação. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.