Notícia

02/12/2019
Cabo Verde diminui Violência baseada no Género Voltar atrás
 Cabo Verde diminui Violência baseada no Género

As Ministras responsáveis pela Igualdade de Género da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), reunidas a 6 de novembro de 2019, decidiram aprovar a associação da CPLP à campanha “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”, promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU) desde 2008, no âmbito do recém aprovado Plano de Trabalho para o biénio 2019-2021.


Conforme informação da República de Cabo Verde, “ o ICIEG apresentou ao país e aos parceiros o estudo sobre Feminicídio. O estudo aponta uma diminuição de casos de Violência Baseada no Género (VBG), mas chama a atenção para uma articulação mais organizada da rede de proteção às vítimas.

 

Para o sociólogo Redy Lima, que encabeçou a consultoria no Estudo sobre o Feminicídio,  referindo-se à VBG disse que “há uma diminuição significativa em Cabo Verde, com cerca de 51 por cento (%) em 2014, que é o ponto mais alto, para 2018 e 52,6% de 2016 para 2019”.

 

À margem da apresentação do Estudo sobre Feminicídio, promovido pelo ICIEG em parceria com o PNUD, a Cabo Verde Telecom ofereceu ao ICIEG uma viatura para o combate à VBG.

 

E durante a semana, o ICIEG lançou uma nova campanha de sensibilização em todo o país, financiada pelo Fundo de Apoio Canadiano, visando apelar a denúncia de casos de VBG.e fomentar uma cultura de não-violência em Cabo Verde.

 

Ainda, na mesma semana, o ICIEG reuniu, os Agentes da Polícia Nacional das ilhas de São Vicente, São Antão, Sal, São Nicolau e Boavista com vista ao alargamento dos conhecimentos em matéria de VBG.

 

E na cidade da Praia, foi apresentada a Antologia “Mulheres e seus destinos” projecto, organizada por Lena Marçal e Yara dos Santos. Foi uma oportunidade para as mulheres, ainda desconhecidas nas lides da literatura, revelarem o seu talento.

 

Praia, 28 de novembro de 2019“

 


Mais informação

 

CPLP associa-se aos “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”
Ministeriais da Igualdade de Género da CPLP
ONU Mulheres
Portal da Campanha “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”

Publicado a 2/12/2019
Voltar atrás
 
Boletim Electrónico
Subscreva newsletter
Preencher os campos obrigatorios *
Preencher os campos obrigatorios * Preencher os campos obrigatorios *

Iniciativas

Este site utiliza cookies, para uma melhor navegação. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.