Notícia

29/11/2019
CAE/CPLP realizou o I Curso Básico de Análise Estratégica Voltar atrás
CAE/CPLP realizou o I Curso Básico de Análise Estratégica
Nota informativa

O Centro de Análise Estratégica da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CAE/CPLP) emitiu segundo comunicado de imprensa que "o primeiro Curso Básico de Análise Estratégica (C-BAE) foi criado e conduzido pelo CAE/CPLP, e teve lugar em suas próprias instalações, no período de 18 a 29 de novembro de 2019. O C-BAE tem como propósito dotar o participante de conhecimentos, metodologias, ferramentas e técnicas básicas para elaborar uma análise conjuntural político-estratégica preliminar.

No curso, houve a participação de auditores provenientes da Embaixada de Angola, Embaixada de Portugal, Ministério da Defesa Nacional de Moçambique, Estado-Maior-General das Forças Armadas (EMGFA) de Moçambique , Forças Armadas de Defesa de Moçambique (FADM), Instituto Superior de Estudos de Defesa (ISEDEF), Academia de Ciências Policiais (ACIPOL), Serviço de Informação e Segurança do Estado (SISE), Universidade Eduardo Mondlane (UEM), Universidade Joaquim Chissano (UJC) e Núcleo Nacional de Moçambique.

A aula inaugural foi realizada no dia 18 de novembro, tendo como orador o Exmo. Sr. Caetano de Sousa Guterres, Embaixador da República Democrática de Timor-Leste em Moçambique, na qual apresentou os principais aspectos da análise político-estratégica, feita pelos líderes timorenses, durante o processo da independência do País. Neste ato, contamos também com a presença do Exmo. Sr. Jonas Guimarães Ferreira, Ministro-Conselheiro da Embaixada do Brasil em Maputo.

O curso foi organizado em duas fases: uma fase teórica, cujos os instrutores foram o Adido de Defesa de Angola e Oficiais brasileiros e portugueses da Assessoria junto ao ISEDEF; e outra prática, sendo que nesta foram apresentadas metodologias, técnicas e ferramentas de análise, e realizado um trabalho prático, com o acompanhamento de uma equipe do CAE.

No dia 29 de novembro de 2019, o Vice-Ministro da Defesa Nacional, Exmo. Sr. Patrício José, presidiu a cerimónia de encerramento do 1º C-BAE, que contou com a presença de representantes de Embaixadas, Adidos Navais e representantes dos órgãos de procedência dos auditores que concluíram o curso. O Vice-Ministro parabenizou o CAE/CPLP pela inédita iniciativa e sucesso do curso. Desde fevereiro de 2019, o CAE/CPLP é dirigido pelo Capitão de Mar e Guerra (CMG) Francisco Evandro Rodrigues Camelo, Oficial da Marinha do Brasil."

Publicado a 29/11/2019
Voltar atrás
 
Boletim Electrónico
Subscreva newsletter
Preencher os campos obrigatorios *
Preencher os campos obrigatorios * Preencher os campos obrigatorios *

Iniciativas

Este site utiliza cookies, para uma melhor navegação. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.