As Ministras responsáveis pela Igualdade de Género da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), reunidas a 6 de novembro de 2019, decidiram aprovar a associação da CPLP à campanha “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”, promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU) desde 2008, no âmbito do recém aprovado Plano de Trabalho para o biénio 2019-2021.
Conforme informação da República Federativa do Brasil, "o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), por meio da Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres (SNPM), está realizando uma série de encontros técnicos e ações educativas em alusão à Campanha Internacional “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres”. A campanha, realizada todos os anos, tem início no Brasil no dia 20 de novembro e segue até o dia 10 de dezembro, totalizando 21 dias.
As atividades vão subsidiar a construção de um plano emergencial de combate ao feminicídio, que será apresentado ao público em 8 de março de 2020. “Conclamamos todos para unirem esforços em prol das mulheres brasileiras. Vamos mudar o Brasil! Estamos trabalhando para que o nosso país respeite as mulheres”, afirmou a Ministra Damares Alves.
“O trabalho que estamos desenvolvendo visa efetividade, desta forma o diálogo com a rede é fundamental para formulação de ações direcionadas. Por isso, aproveitamos a campanha para mobilizar diversas instituições”, disse a Secretária Nacional de Políticas para as Mulheres, Cristiane Britto."
CPLP associa-se aos “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”
Ministeriais da Igualdade de Género da CPLP
ONU Mulheres
Portal da Campanha “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”