Notícia

16/01/2020
CPLP continua a apoiar Moçambique na reconstrução pós-Ciclone Idai Voltar atrás
CPLP continua a apoiar Moçambique na reconstrução pós-Ciclone Idai
Nota informativa

A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) assinou um segundo Protocolo de Financiamento com Governo da República de Moçambique, que prevê a transferência de 888.607,34 euros, do Fundo Especial da CPLP, para apoio à reabilitação e reconstrução de infraestruturas destruídas pelo Ciclone Idai, naquele Estado-Membro, no dia 16 de janeiro de 2020, em Maputo.

O ato foi formalizado pelo Secretário Executivo da CPLP, embaixador Francisco Ribeiro Telles, e pelo Diretor Executivo do Gabinete de Reconstrução Pós-Ciclone, Francisco Pereira. O Gabinete de Reconstrução Pós-Ciclone será responsável pela execução dos recursos, aplicando-os nas atividades, de acordo com os objetivos referidos e as prioridades fixadas pelas autoridades moçambicanas.

O primeiro Protocolo de Financiamento entre a CPLP e a República de Moçambique foi assinado em junho de 2019, firmando um apoio financeiro de 369.750,00 euros. Até ao momento, o apoio prestado pela CPLP a esta emergência humanitária, ascende a 1,258 milhão de euros.

Recordemo-nos que a CPLP expressou profunda consternação pela catástrofe natural que afetou quatro províncias do centro de Moçambique, em março de 2019, decidindo criar uma rubrica no Fundo Especial da CPLP - “Apoio à situação de emergência provocada pelo Ciclone Idai em Moçambique” - pela qual são canalizados os recursos mobilizados pela Comunidade, pelos seus Estados-Membros, pelos Observadores Associados e Consultivos e por entidades terceiras.


Mais informação

Assinatura de Memorando de Entendimento entre CPLP e Governo da República de Moçambique

 

Áudio

 

Fotografias

20.01. CPLP assina segundo Protocolo de Financiamento com o Governo da República de Moçambique

Publicado a 16/1/2020
Voltar atrás
 
Boletim Electrónico
Subscreva newsletter
Preencher os campos obrigatorios *
Preencher os campos obrigatorios * Preencher os campos obrigatorios *

Iniciativas

Este site utiliza cookies, para uma melhor navegação. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.