Notícia

21/02/2020
CAE/CPLP realizou seminário sobre cooperação na defesa entre Forças Armadas dos Estados-membros Voltar atrás
CAE/CPLP realizou seminário sobre cooperação na defesa entre Forças Armadas dos Estados-membros
Nota informativa

O Centro de Análise Estratégica da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CAE/CPLP) emitiu segundo comunicado de imprensa que “realizou o XIX Seminário Internacional Político-Estratégico, no dia 13 de fevereiro de 2020, subordinado ao tema “A Cooperação na Área de Defesa entre as Forças Armadas dos Países da CPLP: a Segurança Marítima e os Exercícios Conjuntos e Combinados”.

O Seminário teve lugar na Sala de Conferências do Clube Militar, e contou com uma audiência de cerca de 140 pessoas, entre os quais se destacam diplomatas, militares, académicos e sociedade civil. As imprensas local e internacional também estiveram presentes, demonstrando muito interesse nas apresentações. A abertura do Seminário foi realizada pelo Excelentíssimo Senhor José João Manuel, Embaixador de Angola em Moçambique.

O Seminário contou com as apresentações de representantes de Angola, Brasil, Cabo Verde, Moçambique e Portugal, que expuseram para o público, e ao olhar atento da imprensa, as experiências, perspectivas e visões de seus Países quanto à cooperação na Segurança Marítima e nos Exercícios Conjuntos e Combinados. Estes mesmos oradores participaram da IX Reunião do Conselho Consultivo do CAE/CPLP, ocorrido nos dias 11 e 12 de fevereiro.

Após um participativo debate, o Diretor do Centro, CMG Francisco Evandro Rodrigues Camelo, fez o encerramento do evento, agradecendo a presença de todos, e ressaltou que, nestes dias de Conselho Consultivo e Seminário, as Estruturas Centralizada, composta pelos Diretor e Conselho Consultivo, e a Descentralizada, composta pelos Núcleos Nacionais de cada Estado Membro, materializam o organograma do CAE, no mesmo tempo e espaço.

O Diretor do CAE/CPLP atendeu à imprensa local e internacional, que prestigiaram o evento, respondendo às perguntas e enfatizando pontos das apresentações, ressaltando seu caráter sugestivo, tendo em vista que qualquer mecanismo de cooperação indicado somente se concretiza após estudo e diálogo aprofundados, com base nos interesse e vontade soberanas de cada Estado Membro.

Com o seminário, o CAE cumpriu uma das atividades programadas para o ano, contribuindo para o cumprimento de sua tarefa de difundir conhecimentos no domínio da Estratégia, com interesse para os objetivos da Comunidade."

Publicado a 21/2/2020
Voltar atrás
 
Boletim Electrónico
Subscreva newsletter
Preencher os campos obrigatorios *
Preencher os campos obrigatorios * Preencher os campos obrigatorios *

Iniciativas

Este site utiliza cookies, para uma melhor navegação. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.