Notícia

08/05/2020
Mensagem do Ministro das Relações Exteriores do Brasil - Dia Mundial da Língua Portuguesa 2020 - Dia da Língua Portuguesa e da Cultura na CPLP Voltar atrás
Mensagem do Ministro das Relações Exteriores do Brasil  - Dia Mundial da Língua Portuguesa 2020 - Dia da Língua Portuguesa e da Cultura na CPLP

Celebramos este ano, pela primeira vez, a 5 de maio, o Dia Mundial da Língua Portuguesa e o Dia da Língua Portuguesa e da Cultura na CPLP.

 

A história da língua portuguesa, com 250 milhões de falantes espalhados por todos os continentes, é essencialmente a história de uma grande aventura de navegação e desbravamento.

 

Em meio a todas as contradições e frustrações, o português se desdobrou no mundo como uma língua de coragem na busca de novos horizontes. Língua de humildade e ao mesmo tempo de majestade recôndita, oculta no coração dos homens e mulheres que nela vivem, pensam, sofrem e esperam.

 

Língua de alegria e de apego à paz, mas cujo grito, quando é hora, ressoa longe e fundo no campo de batalha.

 

A experiência humana não se narra num idioma global asséptico, invertebrado. Narra-se nas línguas específicas. Em cada qual a humanidade se articula em formas diferentes. Em cada língua há coisas que somente nela se podem dizer. Cada uma ilumina certas salas e caminhos do espírito.

 

A língua portuguesa é o nosso barco na epopeia humana. Não deixemos que se perca esse espírito de aventura, esse sal marítimo em cada palavra que pronunciamos.

 

A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) deverá, portanto, continuar a promover e difundir a língua portuguesa, pilar essencial inserido na própria gênese da Comunidade.

 

Ernesto Araújo

Ministro das Relações Exteriores do Brasil

 

Publicado a 8/5/2020
Voltar atrás
 
Boletim Electrónico
Subscreva newsletter
Preencher os campos obrigatorios *
Preencher os campos obrigatorios * Preencher os campos obrigatorios *

Iniciativas

Este site utiliza cookies, para uma melhor navegação. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.