Notícia

02/07/2020
Lançado «Movimento de Equidade Sustentável em Saúde» Voltar atrás
Lançado «Movimento de Equidade Sustentável em Saúde»
Memorando

O Movimento de Equidade Sustentável em Saúde (Sustainable Health Equity Movement, em inglês), foi lançado a 2 de julho de 2020, reunindo redes e pessoas de todas as regiões, culturas e profissões em torno do princípio ético do direito universal à saúde.

 

O encontro virtual de lançamento conta com a presença de personalidades de entidades mundialmente reconhecidas, como Organização das Nações Unidas (ONU) e Organização Mundial da Saúde (OMS). Entre os participantes, encontram-se dois cidadãos de Estados-membros da CPLP: António Guterres, Secretário-geral da ONU, e Paulo Buzz, coordenador do Centro de Relações Internacionais em Saúde (Cris/Fiocruz, Brasil).

 

O Movimento de Equidade Sustentável em Saúde tem como "principal objetivo a inclusão da Equidade Sustentável como princípio ético em todas as políticas internacionais e nacionais na luta mundial contra a Covid-19". "O evento vai chamar a atenção para as iniquidades inaceitáveis em saúde global que foram amplificadas pela pandemia. Acreditamos que cabe ao nosso poder coletivo abordar essas desigualdades. O evento será liderado por autoridades da ONU e OMS, bem como por integrantes do Comitê Interino do Movimento", sublinham os organizadores.

 

A primeira iniciativa deste movimento foi o envio de uma carta aberta à ONU, propondo o apoio necessário à OMS na criação de uma Força Tarefa de Equidade em Saúde Global. 

 

Mais Informação

Movimento de Equidade Sustentável em Saúde
Gravação do webinar

Publicado a 2/7/2020
Voltar atrás
 
Boletim Electrónico
Subscreva newsletter
Preencher os campos obrigatorios *
Preencher os campos obrigatorios * Preencher os campos obrigatorios *

Iniciativas

Este site utiliza cookies, para uma melhor navegação. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.