Notícia

18/07/2020
Mensagem do Ministro das Relações Exteriores do Brasil pelo 24º aniversário da CPLP Voltar atrás
Mensagem do Ministro das Relações Exteriores do Brasil pelo 24º aniversário da CPLP
Ernesto Araújo

"17/07/2020 – 24 anos da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)

 

O dia 17 de julho marca os 24 anos de criação da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). Fundada nos laços históricos e culturais associados ao uso de um idioma oficial presente em quatro continentes, falado por quase 300 milhões de indivíduos, a CPLP consolidou-se como foro privilegiado para o aprofundamento da amizade, da concertação político-diplomática e da cooperação entre seus Estados membros.

 

Como reflexo de seu dinamismo, a CPLP tem conquistado crescente relevância no cenário internacional e, consequentemente, despertado amplo interesse, evidenciado no propósito manifestado por países e organizações internacionais em obter o estatuto de Observador Associado. Até o presente, dezoito Estados e uma organização internacional foram admitidos nessa categoria. 

 

A concertação político-diplomática, na CPLP, desdobra-se em vários níveis, desde o diálogo político e a articulação junto a outros organismos internacionais até o acompanhamento de processos eleitorais de Estados membros.

 

O Governo brasileiro tem agido em estreita coordenação com os demais membros da Comunidade na concertação de posições internacionais, sempre de forma consensual, e na ampliação do diálogo da CPLP com diversos organismos regionais.

 

Face a uma conjuntura global particularmente desafiadora, o Brasil tem-se empenhado em dar continuidade a projetos de cooperação com os países da CPLP, notadamente por meio da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), em áreas como saúde, educação, recursos hídricos, justiça, administração pública e segurança alimentar e nutricional. Digno de nota é também o projeto de inclusão de pessoas com deficiência, capitaneado por técnicos brasileiros, no âmbito da Comunidade.

 

No contexto do enfrentamento nos países lusófonos da Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional decorrente da COVID-19, o Brasil fez doações para a aquisição de medicamentos e insumos médico-hospitalares para Estados membros da CPLP. 

 

A promoção da língua portuguesa constitui outro pilar essencial da CPLP e se faz, primordialmente, por meio do Instituto Internacional da Língua Portuguesa (IILP), com sede em Cabo Verde. O presente aniversário da CPLP é particularmente especial, pois, em 2020, comemorou-se pela primeira vez o dia 5 de maio como o Dia Mundial da Língua Portuguesa, após o reconhecimento dessa data pela UNESCO. Em mensagem publicada naquela oportunidade, ressaltei o caráter desbravador do português, “língua de alegria e de apego à paz, mas cujo grito, quando é hora, ressoa longe e fundo no campo de batalha”.

 

Ao congratular os governos e povos dos demais Estados membros da CPLP por data tão significativa, o Governo brasileiro reitera seu compromisso com os ideais que norteiam a Organização."

 

Publicado a 18/7/2020
Voltar atrás
 
Boletim Electrónico
Subscreva newsletter
Preencher os campos obrigatorios *
Preencher os campos obrigatorios * Preencher os campos obrigatorios *

Iniciativas

Este site utiliza cookies, para uma melhor navegação. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.