Notícia

24/11/2020
Ministros da CPLP querem Biodiversidade e enfrentar Alterações Climáticas Voltar atrás
Ministros da CPLP querem Biodiversidade e enfrentar Alterações Climáticas
Nota Informativa

Os ministros responsáveis pelo Ambiente nos Estados-membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) vão reunir no dia 26 de novembro de 2020, em videoconferência, sob o tema ““Reforçar a Cooperação para reduzir a perda da Biodiversidade e enfrentar as alterações climáticas”.

 

A VIII Reunião dos Ministros do Ambiente da CPLP é uma iniciativa da presidência em exercício da CPLP, nomeadamente, do Ministro da Agricultura e Ambiente de Cabo Verde, Gilberto Correia Carvalho Silva. No convite dirigido aos homólogos nos Estados-membros da CPLP, o ministro cabo-verdiano referiu que “esperamos abordar temas de extrema importância, nos dias de hoje, como as alterações climáticas, junto com a atual conjuntura de pandemia da Convid-19, cujos impactos se preveem se tornem mais evidentes. O primeiro caso com eventos meteorológicos extremos cada vez mais evidentes, mas ambos com consequências catastróficas nas nossas economias e saúde pública, exigindo políticas e esforços acrescidos dos governos, sendo certo que a cooperação solidária e concertada na nossa Comunidade será, certamente, um fator determinante nesse combate que é também pela preservação do nosso planeta”. 

 

A sessão de abertura da VIII Reunião dos Ministros do Ambiente da CPLP vai contar com as intervenções do Ministro da Agricultura e Ambiente de Cabo Verde, Gilberto Correia Carvalho Silva, e do Secretário Executivo da CPLP, Francisco Ribeiro Telles.

 

No debate geral, os ministros são convidados a partilhar informações sobre os principais desafios ambientais, as respostas aos níveis regional e global e as potencialidades e oportunidades de cooperação para a CPLP , estimando-se as intervenções do Ministro angolano da Cultura, Turismo e Ambiente, Jomo Fortunato, do Ministro brasileiro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, do Ministro guineense do Ambiente e Biodiversidade, Viriato Cassamá, da Ministra equato-guineense da Agricultura, Pecuária, Silvicultura e Meio Ambiente, Francisca Eneme Efua, da Ministra moçambicana da Agricultura, Pecuária, Silvicultura e Meio Ambiente, Ivete Maibaze, do Ministro português do Ambiente e Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes, do Ministro são-tomense das Obras Públicas, Infraestruturas, Recursos Naturais e Ambiente, Osvaldo D’Abreu, e do Secretário de Estado do Ambiente de Timor-Leste, Demétrio do Amaral de Carvalho.

 

Após a aprovação da Declaração Final da VIII Reunião dos Ministros do Ambiente da CPLP, o Ministro da Agricultura e Ambiente de Cabo Verde, Gilberto Silva, vai proceder ao encerramento dos trabalhos e à realização de uma conferência de imprensa, presencialmente em Cabo Verde, no Ministério da Agricultura e Ambiente, com transmissão em direto no Youtube.

 

A preceder esta reunião ministerial, a 24 de novembro, realiza-se a Reunião dos Pontos Focais do Ambiente. As delegações dos Estados-membros a esta reunião técnica deverão analisar a cooperação e plano estratégico em matéria de Ambiente e ultimar a documentação para remeter à reunião ministerial do dia 26 de novembro.

 

Para a VIII Reunião dos Ministros do Ambiente foram convidados os Observadores Associados da CPLP e, ainda, as seguintes entidades: Associação Portuguesa para o Lixo Marinho; Comissão Temática de Observadores Consultivos da CPLP para a Segurança Alimentar e Nutricional e Saúde; Comissão Temática de Observadores Consultivos da CPLP para as Cidades, Ambiente e Território; Congresso de Educação Ambiental da CPLP; Conselho Nacional para o Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (CNADS), Mecanismo de Representação da Sociedade Civil no CONSAN-CPLP (MSC-CONSAN-CPLP); Núcleo Lusófono da Parceria para a Transparência do Acordo de Paris e Convenção das Nações Unidas sobre Mudança do Clima; Rede Lusófona de Educação Ambiental; Rede Lusófona de Reservas da Biosfera da UNESCO; Sanitation and Water for All; Universidade das Nações Unidas - Instituto da Água, Meio Ambiente e Saúde (UNU-INWEH); Universidade de Évora, Cátedra da Biodiversidade e Alterações Climáticas e; World Water Council.

 

A República de Cabo Verde assumiu, em julho de 2018, a Presidência pro tempore da CPLP, na Conferência de Chefes de Estado e de Governo, realizada em Santa Maria, na ilha do Sal, sob o lema “As Pessoas, A Cultura, Os Oceanos”.

 

VIII Reunião dos Ministros do Ambiente da CPLP

Programa Previsto - 26 de novembro de 2020 - (UTC/GMT, hora de Lisboa)

 

11h00– Abertura (acesso restrito às delegações)

 

12h50 – Conferência de Imprensa

A conferência de imprensa vai ser transmitida em direto no canal Youtube da CPLP.

Os órgãos de comunicação social interessados podem colocar questões nesta conferência de imprensa:

1- Presencialmente ao coordenador da reunião, o Ministro da Agricultura e Ambiente de Cabo Verde, Gilberto Silva, no Ministério da Agricultura e Ambiente de Cabo Verde, cidade da Praia;

2- Por videoconferência, através do registo prévio para obtenção de acesso ao momento da conferência de imprensa (número limitado, plataforma Cisco Webex requer pré-instalação de software). O registo deve ser solicitado através de imprensa@cplp.org, até às 19h00 do dia 25 de novembro de 2020.

Publicado a 24/11/2020
Voltar atrás
 
Boletim Electrónico
Subscreva newsletter
Preencher os campos obrigatorios *
Preencher os campos obrigatorios * Preencher os campos obrigatorios *

Iniciativas

Este site utiliza cookies, para uma melhor navegação. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.