Notícia

10/12/2020
CPLP reforça Cooperação em Situações de Emergência Voltar atrás
CPLP reforça Cooperação em Situações de Emergência
Nota Informativa

O XXV Conselho de Ministros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), reunido em formato virtual, no dia 9 de dezembro de 2020, decidiu reforçar a cooperação na CPLP em situações de emergência.

 

Nesta reunião, os ministros dos Negócios Estrangeiros e das Relações Exteriores encorajaram “o Secretariado Executivo a continuar a promover, em estreita colaboração com a presidência e os demais Estados-Membros, a realização de iniciativas que fomentem a partilha de experiências e boas práticas em temas que possam contribuir para acelerar os processos de recuperação económica e social”.

 

Os chefes da diplomacia incentivaram, também, “os órgãos competentes dos Estados-Membros e da CPLP a adaptarem, sempre que possível, os projetos em curso ao contexto virtual, através da criação de plataformas que suportem a partilha de experiências e boas práticas que contribuam para a capacitação técnica”.

 

Em estreita colaboração com o Secretariado Executivo da CPLP, o Conselho de Ministros recomendou ainda a promoção dos “esforços necessários à concretização das ações adotadas pelos órgãos de decisão no respeitante ao combate à pandemia COVID-19 e à mitigação dos seus efeitos ao nível social e económico”.

 

Para “robustecer a cooperação multilateral em tempos de emergência, capitalizando as capacidades dos Estados-Membros e criando sinergias entre as suas instituições”, os ministros realçam a necessidade de “utilização dos mecanismos existentes de cooperação em cenários de emergência e o reforço do diálogo multidisciplinar neste âmbito “.

 

Mais Informação

XXV Reunião Ordinária do Conselho de Ministros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa

Publicado a 10/12/2020
Voltar atrás
 
Boletim Electrónico
Subscreva newsletter
Preencher os campos obrigatorios *
Preencher os campos obrigatorios * Preencher os campos obrigatorios *

Iniciativas

Este site utiliza cookies, para uma melhor navegação. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.