Notícia

05/03/2021
«Prémio José Aparecido de Oliveira» atribuído a Marcelo Rebelo de Sousa Voltar atrás
«Prémio José Aparecido de Oliveira» atribuído a Marcelo Rebelo de Sousa
Nota Informativa

A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) atribui a 5.ª edição do “Prémio José Aparecido de Oliveira” ao cidadão português Marcelo Rebelo de Sousa. Esta distinção foi decidida por aclamação pelo júri, constituído pelos Representantes Permanentes dos Estados-Membros junto da CPLP, reunido a 4 de março de 2021.

 

O prémio será entregue a Marcelo Rebelo de Sousa, atual Presidente da República Portuguesa, em cerimónia pública e solene, realizada à margem da XIII Conferência de Chefes de Estado e de Governo (CCEG), prevista para decorrer em 2021, em Luanda.

 

Instituído em 2011 e de cariz bienal, o “Prémio José Aparecido de Oliveira” promove a atribuição de um diploma de mérito e de uma prestação pecuniária, pretendendo reconhecer e homenagear personalidades e instituições que se distingam na defesa, valorização e promoção dos princípios, valores e objetivos da CPLP, bem como na realização de estudos e trabalhos de investigação que se inscrevam neste âmbito.

 

Os candidatos ao “Prémio José Aparecido de Oliveira” são propostos pelos Estados-Membros, pelos Observadores Associados e Observadores Consultivos da CPLP.

 

Os agraciados com esta distinção nas edições anteriores foram:

2018 – António Guterres, Secretário Geral da Organização das Nações Unidas (ONU);

2016 – Jorge Sampaio, antigo Presidente da República Portuguesa; Carlos Lopes, antigo Secretário Executivo da Comissão Económica das Nações Unidas para África; e Lauro Moreira, diplomata de carreira do Brasil e primeiro Representante Permanente junto à CPLP (ex-aequo);

2014 – Kay Rala Xanana Gusmão, antigo Presidente de Timor-Leste e a Igreja Católica Timorense - Centro Episcopal de Timor-Leste (ex-aequo);

2012 – Lula da Silva, antigo Presidente do Brasil.

Publicado a 5/3/2021
Voltar atrás
 
Boletim Electrónico
Subscreva newsletter
Preencher os campos obrigatorios *
Preencher os campos obrigatorios * Preencher os campos obrigatorios *

Iniciativas

Este site utiliza cookies, para uma melhor navegação. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.