Notícia

25/05/2009
XI Reunião dos Ministros da Defesa da CPLP Voltar atrás
XI Reunião dos Ministros da Defesa da CPLP
Nota Informativa

De 26 a 28 de Maio de 2008 realizou-se em Luanda, República de Angola, a XI Reunião dos Ministros da Defesa da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa
(CPLP).

Estiveram presentes na Reunião o Ministro da Defesa Nacional da República de Angola, General Kundi Paihama, o Ministro da Defesa da República Federativa do Brasil, Dr. Nelson Jobim, a Ministra da Defesa Nacional da República de Cabo Verde, Ora. Maria Cristina Fontes Lima, o Ministro da Defesa Nacional da República da Guiné¬-Bissau, EngO Artur Silva, o Ministro da Defesa Nacional da República de Moçambique, EngO Filipe Nyusi, o Ministro da Defesa Nacional da República Portuguesa, ProL Doutor Nuno Severiano Teixeira, a Ministra da Defesa Nacional da República Democrática de São Tomé e Príncipe, Ora Eisa Barros Pinto, e o Primeiro-Ministro e Ministro da Defesa e Segurança da República Democrática de Timor-Leste, Sr. Kay Rala Xanana Gusmão.

Participou na Reunião o Director-Geral do Secretariado Executivo da CPLP, Dr. Hélder Vaz, em representação do Secretário Executivo da CPLP.

A sessão de abertura oficial da Reunião foi presidida pelo Ministro da Defesa Nacional da República de Angola, que desejou as boas vindas a todas as Delegações, agradecendo e saudando a sua presença em Angola, passando a palavra ao Primeiro-ministro e Ministro da Defesa e Segurança de Timor-Leste, na qualidade de Presidente cessante do Fórum de Defesa.

Na sua intervenção, o Primeiro-ministro e Ministro da Defesa e Segurança de Timor-Leste relevou a importância do exercício das funções de Presidente do Fórum de Defesa da CPLP, bem como o facto das reuniões ministeriais serem orientadas para a preservação da paz. Informou também que Timor-Leste irá ratificar, até ao final do ano, o Protocolo de Cooperação no Domínio da Defesa. Deu, ainda, nota do processo de reconciliação interna em Timor-Leste e manifestou a sua solidariedade para com a Guiné-Bissau. Concluiu transferindo a Presidência para o Ministro da Defesa Nacional da República de Angola, desejando-lhe as maiores felicidades no seu exercício. 

O Ministro da Defesa Nacional da República de Angola, na qualidade de Presidente do Fórum, agradeceu e elogiou a Presidência cessante de Timor-Leste, salientando a dinâmica que a área da Defesa da CPLP vem demonstrando desde que a cooperação nessa área foi inscrita como um dos vectores de cooperação da Comunidade. Aproveitou, também, para expressar votos de solidariedade para com a Guiné-Bissau.

Declaração sobre Guiné-Bissau.


Imagem: X Reunião dos Ministros da Defesa da CPLP - Díli, Maio de 2008
Publicado a 25/5/2009
Voltar atrás
 
Boletim Electrónico
Subscreva newsletter
Preencher os campos obrigatorios *
Preencher os campos obrigatorios * Preencher os campos obrigatorios *

Iniciativas

Apoios

 

Acompanhe

 
Este site utiliza cookies, para uma melhor navegação. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.