Notícia

07/04/2021
Centro de Competências em Agricultura Familiar Sustentável da CPLP foi inaugurado Voltar atrás
Nota Informativa

O Centro de Competências em Agricultura Familiar Sustentável e Agroecologia (CCAFS) da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), sediado em São Tomé e Príncipe, registou o evento de lançamento a 7 de abril de 2021.

 

A cerimónia contou com a participação do Ministro da Agricultura, Pescas e Desenvolvimento Rural de São Tomé e Príncipe, Francisco dos Ramos; do Secretário Executivo da CPLP, Francisco Ribeiro Telles; do Coordenador Sub-Regional da FAO para a África Central e Representante para Gabão e São Tomé e Príncipe, Hélder Muteia; da Presidente da ACTUAR, Júlia Alves; e da Oficial de Agricultura NSP/ FAO, Emma Siliprandi, com moderação do Coordenador local do Projeto de Cooperação para o Desenvolvimento das Capacidades do CAAFS na CPLP, Emílio Lima.  

 

O Secretário Executivo da CPLP observou que a criação do CCAFS “materializa uma decisão adotada em 2015, no âmbito do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional da CPLP (CONSAN-CPLP), de criar de um Centro de Competências em Agricultura Familiar Sustentável e Agroecologia da CPLP”.

 

A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) tem apoiado a criação do Centro e promovido a formação e intercâmbios de conhecimentos para o desenvolvimento de capacidades em agricultura familiar e agroecologia na região. Francisco Ribeiro Telles realça que “devemos reconhecer o contributo determinante do Governo de São Tomé e Príncipe, que disponibiliza o seu apoio e as estruturas essenciais ao acolhimento do Centro, e também o papel da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) que, desde o momento da aprovação da Estratégia de Segurança Alimentar e Nutricional da CPLP (ESAN-CPLP), vem apoiando a nossa Organização com recursos financeiros e apoio técnico especializado”.

 

“As práticas de uma agricultura familiar, sustentável e mais ecológica são fundamentais para a conservação dos ecossistemas e a proteção da biodiversidade, para a mitigação das alterações climáticas e para a erradicação da fome e da má nutrição”, sublinhou o Secretário Executivo da CPLP, e, “neste contexto, estou convencido de que a entrada em funcionamento deste Centro representa um excelente contributo”.

 

O Centro vai ter sede no CATAP – Centro de Aperfeiçoamento Técnico Agropecuário e oferecerá cursos a todos os Estados-Membros da CPLP em carácter presencial e à distância.

 

Mais Informação

Intervenção do Secretário Executivo no lançamento do CCAFS

Vídeo - sessão de lançamento do CCAFS

Publicado a 7/4/2021
Voltar atrás
 
Boletim Electrónico
Subscreva newsletter
Preencher os campos obrigatorios *
Preencher os campos obrigatorios * Preencher os campos obrigatorios *

Iniciativas

Este site utiliza cookies, para uma melhor navegação. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.