Notícia

07/05/2021
Missão Permanente de Cabo Verde celebra 5 de Maio com conjunto de eventos Voltar atrás
Missão Permanente de Cabo Verde celebra 5 de Maio com conjunto de eventos
Nota Informativa

A Embaixada de Cabo Verde em Portugal e Missão de Permanente junto da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), no quadro das celebrações do Dia da Língua Portuguesa e da Cultura na CPLP e Dia Mundial da Língua Portuguesa, assinalado a 5 de maio, está a organizar um programa diversificado de eventos.

 

Sessão de contos infantojuvenis - No dia 14, pelas 16h, a ser emitido através dos meios digitais do Centro Cultural de Cabo Verde (CCCV) e da CPLP. Exibição de três blocos de vídeos de contos infantojuvenis ou estórias tradicionais dos países da CPLP, contados pelos seus autores e contadores de estórias de todos os Estados-Membros da CPLP, nomeadamente, Fernando Kawendimba, Benita Prieto, Adriano Reis, Kátia Casimiro, Luís Castro Patraquim, Rosabela Afonso, Conceição Lima, Pedro Maurício Okomo e Zé Camarada. Assistir aqui.

 

Exposição Coletiva Arte na Lusofonia – A inaugurar no dia 15 de maio, com pinturas e esculturas de um ou dois artistas de todos os países da CPLP, entre os quais: Ricardo Kapuka e Francisco Vidal; Filipe Barbosa e Rosana Ricalde, Ricardo Piedade e Oleandro Pires Garcia; Sidney Cerqueira e Irley Rivera, Eugénia Mussa e Mudungaze Dinguiraye; José de Guimarães; Ismael Sequeira e Valdemar Dória; e Gabriela Carrascalão. Assistir aqui.

 

Conferência «Desafios das línguas nacionais e da língua portuguesa nalguns países da CPLP - Contextos locais/Desafios globais» - No dia 21 de maio de 2021, pelas 17 horas, em formato presencial no CCCV e digital. Terá a participação de linguistas e investigadores, como, por exemplo, Hans Peter Heilmar, Mário Matos, Silvestre Estrela, Margarita Correia e Paulo Pires, e escritores, designadamente, Carlota Barros, Flaviano Mindela, Goretti Pina, Jorge Viegas e Ronaldo Cagiano. Esta conferência vai ter moderação de Ana Josefa Cardoso e Dulce Pereira. Haverá, ainda, um momento de poesia lida pelos poetas e poetisas Carlota Barros, a Luísa Frestas, o Jorge Viegas e o Ronaldo Cagiano. Assistir aqui.

 

Sessão musical - No dia 28 de maio de 2021, pelas 17 horas, via digital, a partir do CCCV. Os artistas convidados serão os jovens cabo-verdianos Débora Paris, Alfredo Costa, Kátia Barros e Ienilson do Rosário, contemplando ainda a participação do guineense Flaviano Mindela, acompanhados pelo Stephan Almeida e pelo próprio Ienilson do Rosário. Assistir aqui.

 

A República de Cabo Verde assumiu a Presidência em exercício da CPLP na XII Conferência de Chefes de Estado e de Governo, realizada em julho de 2018, em Santa Maria, na ilha do Sal.

 

Publicado a 7/5/2021
Voltar atrás
 
Boletim Electrónico
Subscreva newsletter
Preencher os campos obrigatorios *
Preencher os campos obrigatorios * Preencher os campos obrigatorios *

Iniciativas

Este site utiliza cookies, para uma melhor navegação. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.