Notícia

16/09/2021
Secretário Executivo reúne com Embaixador de Boa Vontade da CPLP Voltar atrás
Secretário Executivo reúne com Embaixador de Boa Vontade da CPLP
Nota informativa

O Secretário Executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), Zacarias da Costa, reuniu com o Embaixador de Boa Vontade da CPLP para a área da Língua Portuguesa, Filipe Zau, no dia 16 de setembro de 2021, no Palácio Conde de Penafiel, em Lisboa.

Filipe Zau, foi nomeado como Embaixador de Boa Vontade da CPLP para um mandato de quatro anos, suscetível de renovação por iguais períodos, na XIII Conferência de Chefes de Estado e de Governo da CPLP, em Luanda, no dia 17 de julho de 2021.

Em declarações à imprensa, Zacarias da Costa referiu a importância do papel que os Embaixadores de Boa Vontade podem desempenhar na CPLP, “uma Comunidade de pessoas, que queremos mais perto dos nossos cidadãos”, e enalteceu Filipe Zau, uma personalidade “que esteve na génese e trabalhou na Organização, viu nascer e contribuiu para o seu desenvolvimento”. O Professor Doutor Filipe Zau agradeceu a nomeação e aproveitou este encontro para partilhar “ideias que visam aproximar os membros da nossa comunidade, não só ao nível dos Estados, mas também ao nível da sociedade civil”.

O Representante Permanente de Angola junto da CPLP, embaixador Carlos Alberto Fonseca, realçou a importância dos Embaixadores de Boa vontade na “projeção da nossa Organização, quer no plano internacional, quer também a projeção dos nossos países, pois é um dos objetivos da nossa Organização ser não só apenas de Estados, mas de povos, cidadãos”.

Os Embaixadores de Boa Vontade da CPLP são nomeados pelo “reconhecimento público, a sua capacidade para inspirar e mobilizar as sociedades, o seu comportamento cívico, e o compromisso para contribuir para a defesa e promoção dos valores, princípios e objetivos da CPLP”, conforme salienta a Resolução sobre a nomeação de Embaixadores de Boa Vontade da CPLP.
 


Áudio


Fotografias
21.09. Secretário Executivo reúne com Embaixador de Boa Vontade da CPLP

 

 

Vídeo

 

Declarações à imprensa

Publicado a 16/9/2021
Voltar atrás
 
Boletim Electrónico
Subscreva newsletter
Preencher os campos obrigatorios *
Preencher os campos obrigatorios * Preencher os campos obrigatorios *

Iniciativas

Este site utiliza cookies, para uma melhor navegação. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.