Notícia

20/09/2021
CPLP participa na Cimeira das Nações Unidas Sobre Sistemas Alimentares Voltar atrás
CPLP participa na Cimeira das Nações Unidas Sobre Sistemas Alimentares
Nota Informativa

O Secretariado Executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) acompanhou a Cimeira das Nações Unidas Sobre Sistemas Alimentares (UNFSS), que se realizou em ambiente virtual, a 23 de setembro de 2021. O Secretariado Executivo da CPLP esteve representado pelo Diretor de Cooperação,  Manuel Clarote Lapão.

 

Nesse âmbito, a CPLP tem desenvolvido diferentes momentos de concertação técnica e política na qual tem sido consensualizada a visão da Comunidade na construção de uma arquitetura multinível, multi-atores e multisetorial para a governança do sistema alimentar, conforme o quadro da Estratégia de Segurança Alimentar e Nutricional da (ESAN-CPLP), aprovada em 2011. 

 

No processo de preparação da CPLP para a UNFSS, merece especial destaque a realização da III Reunião Ordinária do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional da CPLP (CONSAN-CPLP), a 15 de julho de 2021, em Luanda, que contou com a participação de representantes dos Estados-Membros, da sociedade civil, da academia, dos parlamentos e do setor privado. As recomendações produzidas foram encaminhadas à XIII Conferência de Chefes de Estado e de Governo da CPLP, realizada a 17 de julho de 2021, em Luanda, e, na sequência das deliberações do CONSAN-CPLP, o Secretário Executivo da CPLP, Zacarias Albano da Costa, dirigiu uma missiva à Secretária-Geral Adjunta das Nações Unidas, Amina Mohammed, propondo a criação de uma “Coligação internacional para a promoção de sistemas alimentares territoriais sustentáveis” (“International Coalition to Strengthen Territorial Governance for Sustainable Food Systems”).

 

Para avaliar a resiliência e sustentabilidade dos sistemas alimentares na CPLP, foram também efetuados «diálogos nacionais» sobre sistemas alimentares no Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. As “principais conclusões dos diálogos nacionais realizados nos Estados-Membros fundamentam as propostas consensualizadas pela CPLP para a UNFSS sobre a necessidade de gerar maior resiliência nos sistemas alimentares da nossa Comunidade”, refere o Diretor de Cooperação da CPLP, Manuel Clarote Lapão.

 

A UNFFS decorreu paralelamente à 76.ª Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) e foi convocada pelo secretário-geral, António Guterres, no âmbito da iniciativa Década de Ação das Nações Unidas que pretende alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) até 2030.

 

Mais Informação

Transmissão UNFFS

Declaração da XIII Conferência de Chefes de Estado e de Governo da CPLP

Declaração da III Reunião Ordinária do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional da CPLP (CONSAN-CPLP)

 

Publicado a 20/9/2021
Voltar atrás
 
Boletim Electrónico
Subscreva newsletter
Preencher os campos obrigatorios *
Preencher os campos obrigatorios * Preencher os campos obrigatorios *

Iniciativas

Este site utiliza cookies, para uma melhor navegação. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.