Notícia

22/09/2021
Delegados debatem estratégia para a Cultura na CPLP Voltar atrás
Delegados debatem estratégia para a Cultura na CPLP
Nota Informativa

A VIII Reunião Técnica dos Pontos Focais da Cultura da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) decorreu a 21 de setembro de 2021, por videoconferência. A sessão de abertura contou com as alocuções do Diretor de Ação Cultural e Língua Portuguesa do Secretariado Executivo da CPLP, João Ima-Panzo, e da Presidência em exercício da CPLP, coordenadora desta reunião e Diretora de Intercâmbio do Ministério da Cultura, Turismo e Ambiente de Angola, Cecília Silva.

 

Em agenda, esteve a avaliação preliminar do grau de cumprimento do Plano de Ação do Plano Estratégico de Cooperação Cultural Multilateral da CPLP 2014-2020. “Os pontos focais concordaram com a metodologia utilizada e manifestaram satisfação com o modo como os resultados foram obtidos”, refere o Diretor de Ação Cultural e Língua Portuguesa da CPLP.

 

Foi, igualmente, realizada a apresentação e apreciação da Proposta do Plano Estratégico de Cooperação Cultural Multilateral da CPLP para o período 2021-2026, retomando os eixos prioritários estabelecidos no plano anterior, nomeadamente, as Indústrias Culturais e Economia Criativa na CPLP, a Diversidade das Expressões Culturais na CPLP, a Cooperação com outras Organizações Internacionais, o Património Cultural e Memória Histórica da CPLP, os  Instrumentos Digitais de Divulgação das Atividades Culturais da CPLP e na CPLP, e a Capacitação e Fortalecimento Institucional (formação de recursos humanos).

 

O plano “retoma a promoção do interconhecimento através da realização de atividades, da troca de experiências e boas práticas”, realça João Ima-Panzo, observando também que “coloca o foco na interajuda e nas ações de reforço da capacidade técnica e institucional das estruturas e agentes nacionais dos Estados-Membros, na promoção de estudos sobre as realidades nacionais do setor cultural”.

 

O Diretor de Ação Cultural e Língua Portuguesa da CPLP sublinhou, ainda, o “estabelecimen6to de indicadores e metas comunitárias para a cultura” e “a aposta no desenvolvimento de reuniões com as entidades que detêm a categoria de Observador Consultivo da CPLP e outras da sociedade civil para identificar ações a serem integradas no plano de ação para 2021-2023”.

 

Vídeo

 

Fotografias

 

21.09. VIII Reunião Técnica dos Pontos Focais da Cultura da CPLP

Publicado a 22/9/2021
Voltar atrás
 
Boletim Electrónico
Subscreva newsletter
Preencher os campos obrigatorios *
Preencher os campos obrigatorios * Preencher os campos obrigatorios *

Iniciativas

Este site utiliza cookies, para uma melhor navegação. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.