Notícia

28/09/2021
Embaixador Oliveira Encoge é Representante Permanente de Angola junto da CPLP Voltar atrás
Embaixador Oliveira Encoge é Representante Permanente de Angola junto da CPLP
Nota Informativa

O Secretário Executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), Zacarias da Costa, recebeu as cartas credenciais do embaixador Oliveira Encoge, enquanto Representante Permanente de Angola junto da CPLP, no dia 28 de setembro de 2021, na sede desta organização internacional.

 

O Secretário Executivo da CPLP saudou a nomeação, recordando que o embaixador Oliveira Encoge “está ligado à nossa Comunidade há muitos anos”. “Certamente, iremos juntos concentrar os nossos esforços na execução do programa da presidência angolana e, também, procurar que os objetivos da organização sejam cumpridos”, sublinhou Zacarias da Costa.

 

O Representante Permanente de Angola junto da CPLP realçou que “o programa da presidência tem várias vertentes”, merecendo destaque a “intenção de, em conjunto com os Estados-Membros, trabalhar no sentido de erguer um novo objetivo: o da cooperação económica no quadro da CPLP”.

 

Sobre esta dimensão da cooperação económica, o embaixador Oliveira Encoge salientou a intenção de “realizar uma reunião tripartida entre ministros das Finanças, Economia e Comércio, na segunda quinzena de novembro”.

 

O Representante Permanente de Angola junto da CPLP refere, também, as ações concretas a desenvolver nos “três pilares da organização, a concertação político-diplomática, a promoção e difusão da Língua Portuguesa e a cooperação”, anunciando ainda que o Ministro das Relações Exteriores de Angola, Téte António, vai visitar a sede da CPLP no próximo dia 30 de setembro de 2021.


Face aos Estatutos, os Estados-Membros podem, se assim o entenderem, estabelecer Missões Permanentes junto da CPLP, em harmonia com a prática internacional seguida nesta matéria.

 

Vídeo


Declarações à imprensa


 

Áudio

 

Fotografias

21.09. Secretário Executivo recebe cartas credenciais do Embaixador de Angola junto da CPLP

Publicado a 28/9/2021
Voltar atrás
 
Boletim Electrónico
Subscreva newsletter
Preencher os campos obrigatorios *
Preencher os campos obrigatorios * Preencher os campos obrigatorios *

Iniciativas

Este site utiliza cookies, para uma melhor navegação. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.