Notícia

30/09/2021
Ministro das Relações Exteriores de Angola reúne na sede da CPLP Voltar atrás
Ministro das Relações Exteriores de Angola reúne na sede da CPLP
Nota Informativa

O Ministro das Relações Exteriores da República de Angola, Téte António, realizou um encontro com o Secretário Executivo, Zacarias da Costa, e com os Representantes Permanentes dos Estados-Membros junto da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), no dia 30 de setembro de 2021.

 

O ministro Téte António realçou que a visita à sede da CPLP é uma “ocasião para reafirmar o engajamento da República de Angola e é, também, um dia simbólico”, o dia em que se realizou a primeira reunião do Comité de Concertação Permanente após a cimeira de Luanda, de julho de 2021, na qual foi assumido o exercício da Presidência da CPLP por este Estado-Membro.

 

Em declarações à Comunicação Social, o Ministro angolano das Relações Exteriores referiu a recente nomeação do embaixador Oliveira Encoge enquanto Representante Permanente junto da CPLP e reiterou a decisão de “dar uma atenção particular à vertente económica, ao pilar económico, durante a presidência de Angola”. Téte António afirmou que esta dimensão “vai ser objeto de uma reunião em Luanda, em novembro, onde vão participar os setores ligados a este pilar, para definir de forma mais concreta como pensamos atingir este objetivo”.

 

No encontro foi, também, abordada “uma questão que ficou pendente em Luanda, que é a próxima Presidência da CPLP, depois da República de Angola”, observou o Ministro angolano das Relações Exteriores, anunciando que “a República Democrática de São Tomé e Príncipe aceitou esta responsabilidade”.

 

O ministro Téte António afirmou, ainda, que vai dar importância ao Secretariado Executivo da CPLP do “ponto de vista das condições de trabalho, da organização e da representatividade dos Estados-Membros”.

 

A República de Angola assumiu a Presidência em exercício da CPLP na XIII Conferência de Chefes de Estado e de Governo, decorrida a 17 de julho de 2021, em Luanda.

 

Áudio - Declarações à Comunicação Social

 

Vídeo - Declarações à Comunicação Social

 

Vídeo

 

Fotografias

21.09. Secretário Executivo recebe Ministro das Relações Exteriores de Angola
Publicado a 30/9/2021
Voltar atrás
 
Boletim Electrónico
Subscreva newsletter
Preencher os campos obrigatorios *
Preencher os campos obrigatorios * Preencher os campos obrigatorios *

Iniciativas

Este site utiliza cookies, para uma melhor navegação. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.