Notícia

11/11/2021
Seminário «25 anos de CPLP – Jornada Agostinho da Silva» Voltar atrás
Seminário «25 anos de CPLP – Jornada Agostinho da Silva»
Nota Informativa

O Secretário Executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), Zacarias da Costa, proferiu uma alocução no Seminário “25 anos de CPLP – Jornada Agostinho da Silva”, no dia 11 de novembro de 2021, em Lisboa.

O evento organizado pelo Senado Federal e a Câmara dos Deputados do Brasil, por intermédio das respetivas Comissões de Relações Exteriores e de Defesa Nacional, pretendeu homenagear a CPLP que completou o 25º aniversário da fundação em 2021.

O programa contou com as intervenções, na sessão de abertura, do Secretário-Geral da ONU, António Guterres (por vídeo mensagem – enquanto Primeiro-Ministro de Portugal durante a 1ª. cimeira da CPLP, em 1996), do Presidente do Congresso Nacional, Senador Rodrigo Pacheco, do Presidente da Câmara dos Deputados, Deputado Arthur Lira, do Ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Ferreira Mendes, do Presidente da Assembleia Nacional Popular da Guiné-Bissau e da Assembleia Parlamentar da CPLP, Cipriano Cassamá, do Presidente do Grupo Parlamentar de Amizade Brasil-Portugal, Deputado Nuno Carvalho, da Presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado Federal, Senadora Kátia Abreu e do Presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados, Deputado Aécio Neves.

O seminário foi composto por um painel, subordinado ao tema “A Língua Portuguesa no Mundo” - moderado pelo Diretor de Ação Cultural e Língua Portuguesa do Secretariado Executivo da CPLP, João Boaventura Ima-Panzo, contou com as participações do Embaixador da Boa Vontade da CPLP e Ministro da Cultura de Angola, Filipe Zau, do Presidente do Instituto Camões, Embaixador João Ribeiro de Almeida, do Presidente da Academia Brasileira de Letras, Marco Lucchesi.

Para além da intervenção do Secretário Executivo da CPLP, Zacarias da Costa, a sessão de encerramento teve também as alocuções do Embaixador Pedro Bretas, Representante Permanente do Brasil junto à CPLP, e do Presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados, Deputado Aécio Neves.

Durante o seminário foram entregues placas de Honra ao Mérito, em razão dos 25 anos da CPLP, pelo convidado especial José Fernando Aparecido de Oliveira.
 

 

Trasmissão em direto

 

Vídeo

 

Publicado a 11/11/2021
Voltar atrás
 
Boletim Electrónico
Subscreva newsletter
Preencher os campos obrigatorios *
Preencher os campos obrigatorios * Preencher os campos obrigatorios *

Iniciativas

Este site utiliza cookies, para uma melhor navegação. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.