Notícia

03/12/2021
CPLP em consultas para uma «Coligação internacional para a promoção de sistemas alimentares territoriais sustentáveis» Voltar atrás
  CPLP em consultas para uma «Coligação internacional para a promoção de sistemas alimentares territoriais sustentáveis»
Nota Informativa

A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) realizou uma missão a Nova Iorque, nos Estados Unidos da América, entre 30 de novembro e 3 de dezembro de 2021, para proceder a reuniões consultivas sobre o lançamento de uma “Coligação internacional para a promoção de sistemas alimentares territoriais sustentáveis”.

 

Esta missão assumiu um carácter técnico e operacional, abordando também potenciais caminhos para o estabelecimento da coligação e possíveis modelos de governança a adotar. Para além de encontros com os representantes dos Estados-Membros junto das Nações Unidas em Nova Iorque, a missão tinha ainda em agenda encontros com os Observadores Associados da CPLP, nomeadamente, Argentina, Canadá, Espanha, França, Índia, Itália, Japão, Namíbia, Perú e Turquia.

 

Durante a estadia em Nova Iorque, decorreu ainda uma reunião Zachary Bleicher, Senior Programme Officer, Executive Office do Secretário-Geral das Nações Unidas e Conselheiro sobre sistemas alimentares e a interseção com o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), particularmente, em relação à Cimeira das Nações Unidas sobre Sistemas Alimentares.

 

Recordemo-nos, no processo de preparação da CPLP para a a Cimeira das Nações Unidas Sobre Sistemas Alimentares (UNFSS), que se realizou em ambiente virtual, a 23 de setembro de 2021, mereceu especial destaque a realização da III Reunião Ordinária do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional da CPLP (CONSAN-CPLP), a 15 de julho de 2021, em Luanda, que contou com a participação de representantes dos Estados-Membros, da sociedade civil, da academia, dos parlamentos e do setor privado. As recomendações produzidas foram encaminhadas à XIII Conferência de Chefes de Estado e de Governo da CPLP, realizada a 17 de julho de 2021, em Luanda, e, na sequência das deliberações do CONSAN-CPLP, o Secretário Executivo da CPLP, Zacarias Albano da Costa, dirigiu uma missiva à Secretária-Geral Adjunta das Nações Unidas, Amina Mohammed, propondo a criação de uma “Coligação internacional para a promoção de sistemas alimentares territoriais sustentáveis” (“International Coalition to Strengthen Territorial Governance for Sustainable Food Systems”).

 

Fotografias

21.12. CPLP em consultas para uma «Coligação internacional para a promoção de sistemas alimentares territoriais sustentáveis»

Publicado a 3/12/2021
Voltar atrás
 
Boletim Electrónico
Subscreva newsletter
Preencher os campos obrigatorios *
Preencher os campos obrigatorios * Preencher os campos obrigatorios *

Iniciativas

Este site utiliza cookies, para uma melhor navegação. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.