Notícia

04/02/2022
Conferência Internacional das Línguas Portuguesa e Espanhola decorre em Brasilia Voltar atrás
Conferência Internacional das Línguas Portuguesa e Espanhola decorre em Brasilia
Nota Informativa

A 2ª Conferência Internacional das Línguas Portuguesa e Espanhola (CILPE) decorre nos dias 16, 17 e 18 de fevereiro de 2022, em Brasília, promovida pela Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), em parceria com o Ministério das Relações Exteriores do Brasil, a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), a Secretaria-Geral Ibero-americana (SEGIB), o Instituto Internacional da Língua Portuguesa (IILP), o Camões, Instituto da Cooperação e da Língua. I.P e o Instituto Cervantes. 

 

O Secretário Executivo da CPLP, Zacarias da Costa, vai participar presencialmente na sessão de abertura deste evento, que tem como tema "Línguas, Cultura, Ciência e Inovação" e desenvolve-se em três eixos:

 

- Eixo 1 - Ciência Plurilingue (PDF);

- Eixo 2 - Línguas, Tecnologia e Inovação (PDF)

- Eixo 3 - Cultura, Diversidade e Inovação (PDF)

 

O Diretor Executivo do Instituto Internacional da Língua Portuguesa (IILP), Incanha Intumbo, vai participar na reflexão sobre «Espanhol e Português: Línguas Pluricêntricas» e o Diretor de Ação Cultural e Língua Portuguesa da CPLP, João Ima-Panzo, vai realizar uma alocução sobre «Línguas, Cultura, Ciência e Inovação. Políticas».


A CILPE2022 vai decorrer em formato híbrido, com sessões presenciais e participação por videoconferência, e utilizará o espanhol e o português como línguas de comunicação e debate.

 

A CILPE é promovida pela OEI, que refere ter o objetivo de “contribuir para uma reflexão sobre estratégias para as duas línguas, considerando que formam o maior bloco linguístico pluricêntrico em expressivo crescimento. Por outro lado, as duas línguas estão em contacto com outras línguas locais, muitas delas com expressão na educação e cultura, o que representa uma enorme riqueza comum”.  Para tal, da CILPE junta parceiros, sejam a nível de governos, instituições públicas e privada (instituições de ensino superior, redes e associações), que possam contribuir para esta reflexão e, ao mesmo tempo, desenhar linhas de ação conjunta.

 

Recordemo-nos, em 21 e 22 de novembro de 2019, a OEI realizou em Lisboa – Portugal, com o apoio da CPLP, a primeira edição da Conferência Internacional das Línguas Portuguesa e Espanhola (CILPE), subordinada ao tema “Ibero-América: uma comunidade, duas línguas pluricêntricas”.

 

Mais Informação

Programa Previsto

Inscrição para assistir à CILPE

CILPE 2022

Nota Conceptual CILPE 2022

 

 

Fotografias

22.02. 2ª Conferência Internacional das Línguas Portuguesa e Espanhola

 

Vídeo

1º dia - 16/02/2022

Publicado a 4/2/2022
Voltar atrás
 
Boletim Electrónico
Subscreva newsletter
Preencher os campos obrigatorios *
Preencher os campos obrigatorios * Preencher os campos obrigatorios *

Iniciativas

Este site utiliza cookies, para uma melhor navegação. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.