Notícia

22/03/2022
Secretário Executivo participa no 9.º Fórum Mundial da Água Voltar atrás
Secretário Executivo participa no 9.º Fórum Mundial da Água
Nota Informativa

O Secretário Executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), Zacarias da Costa, participa, através de uma mensagem em vídeo, num Painel de Alto Nível do 9.º Fórum Mundial da Água, que se realiza em Dakar, no Senegal, entre os dias 21 e 26 de março de 2022.

 

No painel dedicado à “Cooperação em língua portuguesa no âmbito do abastecimento de água e saneamento – perspetivas políticas e institucionais”, decorrido no dia 22 de março, Zacarias da Costa afirmou que “a CPLP atribui a este encontro uma grande relevância, particularmente pela possibilidade que nos é dada de promover diálogos em língua portuguesa, agora que nos aproximamos do Dia 5 de maio, Dia Internacional da Língua Portuguesa e Cultura na CPLP”, sublinhando que “eventos como o Fórum Mundial da Água, são importantes na medida em que permitem expandirmos o nosso conhecimento mútuo e contribuem para a construção de uma agenda ambiciosa e universal, sobre um tema que é da maior relevância para o planeta”.

 

A Água é elemento fundamental na “regulação do clima da terra e é também um dos principais elementos através dos quais sentimos os efeitos das Alterações Climáticas.  É com enorme preocupação que temos assistido a fenómenos severos e regulares desta mudança do clima, em vários dos nossos Estados Membros, assim como em várias zonas do planeta”, observou o Secretário Executivo da CPLP.

 

A “Água e o saneamento são as bases indispensáveis para uma população saudável e produtiva. E o investimento nestes sectores tem impactos diretos e positivos no sector da saúde, na criação de emprego e na resiliência económica, sendo por isso importante reconhecer este sector nas prioridades orçamentais nacionais e internacionais”, refere ainda o Secretário Executivo.  

 

O Fórum Mundial da Água realiza-se a cada três anos e esta edição é organizada pelo Conselho Mundial da Água e a República do Senegal, sob o tema “Segurança da Água para a Paz e o Desenvolvimento”.

 

Mais informação

9.º Fórum Mundial da Água (Inglês)

Publicado a 22/3/2022
Voltar atrás
 
Boletim Electrónico
Subscreva newsletter
Preencher os campos obrigatorios *
Preencher os campos obrigatorios * Preencher os campos obrigatorios *

Iniciativas

Este site utiliza cookies, para uma melhor navegação. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.