Notícia

21/04/2022
CIALP anuncia vencedores da 2ª Edição do Concurso de Fotografia Voltar atrás
CIALP anuncia vencedores da 2ª Edição do Concurso de Fotografia
Nota Informativa

O Conselho Internacional dos Arquitetos de Língua Portuguesa (CIALP) anunciou os vencedores da segunda edição do Concurso de Fotografia CIALP, dedicado ao tema “Ser Sustentável no Espaço Lusófono”, a 19 de abril de 2022.

 

Este concurso desafiou todos os arquitetos e estudantes de arquitetura a enfrentarem este “duplo desafio de reflexão sobre os conceitos de sustentabilidade e de lusofonia. Esta porque se pretende entendida nas suas dimensões físicas, mas também metafórica dos múltiplos territórios onde nos movemos, aquela porque, de tão obviamente necessária à vida, à nossa e à das coisas, parece muitas vezes ser quase esquecida”, refere o CIALP.

 

As imagens recebidas referentes às duas categorias a concurso, Arquitetos e Estudantes de Arquitetura, ascenderam a um total de 56 candidaturas, sendo 35 fotografias candidatas a Arquitetos e 21 a Estudantes de Arquitetura.

 

Na categoria Arquitetos

Imagem Vencedora:
5101310 // Casa São Paulo 2, da autoria de Guilherme Guimarães Llantada (Brasil)

Imagem produzida em ensaio fotográfico Casa Hector Babenco de autoria de Isay Weinfeld em São Paulo capital, Brasil. 2020

Menção Honrosa 1:

5028383 // Arquitetura Integrada, da autoria de Marcela Silva Castro (Brasil)
Ponta do Muretá, Pará, Brasil. Registro da única casa existente no local. A cobertura em palha se mistura em meio à vegetação tropical densa. Há profunda relação com o contexto em que se insere.

Menção Honrosa 2:

3285350 // amparo, da autoria de Edierk Casusa de Melo Barreto (Brasil)
Uma retratação da utilização do espaço público como abrigo, comparando a utilização da curvada massa de concreto armado com cavernas encontradas na natureza.

 

Na categoria Estudantes de Arquitectura

Imagem Vencedora:
2320340 // a piscina de dar inveja a qualquer milionário, da autoria de Fernanda Tavares Teixeira (Brasil)
Espaço de uso coletivo, que proporciona convivência e trocas na cobertura do Sesc 24 de maio, no centro da cidade de São Paulo.

Menção Honrosa 1:

1584355 // Já não se sobe às árvores na cidade! da autoria de Alexandra Moreno Vaz Casimiro (Portugal)
Em perfis de madeira baseados na estrutura pombalina da Casa da Cerca, Almada, foi instalada pelo "GatoMorto" uma estrutura que possibilita a visão surpreendente da outra margem na subida a uma árvore.

Menção Honrosa 2:

7134348 // Os dois lados da mesma moeda, da autoria de Fábio Gonçalves Renato (Angola)

 

A “apreciação das imagens foi realizada de uma forma totalmente anónima tendo sido facultado o acesso on-line a cada uma delas aos membros do júri, identificadas apenas com um algoritmo”, refere o CIALP. O júri foi constituído por Luís Âureo da Cruz Cristóvão (Angola), Maurício Araújo (Brasil), Francisco Ricarte (Macau), Pedro Tomás (Moçambique) e Fernando Guerra, presidente do Júri (Portugal).

A CIALP detém a categoria de Observador Consultivo da CPLP, atribuída na XVIII Reunião Ordinária do Conselho de Ministros da CPLP, decorrida a 18 de julho de 2013, em Maputo, e integra Comissão Temática do Ambiente, Cidades e Territórios dos Observadores Consultivos da CPLP.

 

Mais Informação

CIALP

Publicado a 21/4/2022
Voltar atrás
 
Boletim Electrónico
Subscreva newsletter
Preencher os campos obrigatorios *
Preencher os campos obrigatorios * Preencher os campos obrigatorios *

Iniciativas

Este site utiliza cookies, para uma melhor navegação. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.