Notícia

19/06/2009
I Reunião dos Ministros das Finanças da CPLP decorre em Lisboa Voltar atrás
I Reunião dos Ministros das Finanças da CPLP decorre em Lisboa
Nota do Ministério das Finanças e da Administração Pública de Portugal




Os Ministros das Finanças dos países que integram a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) vão reunir-se em Lisboa, nos próximos dias 28 e 29 de Junho, no âmbito da presidência portuguesa deste organismo internacional. Trata-se da primeira vez que ocorre uma reunião que junta os titulares da pasta das Finanças da CPLP.

O evento inicia-se com um jantar, no dia 28, o qual decorre no Forte de São Julião da Barra, decorrendo a reunião propriamente dita no dia 29 de Junho, no Ministério das Finanças e da Administração Pública, na Avenida Infante D. Henrique, 1, em Lisboa.

O Ministro de Estado e das Finanças, Fernando Teixeira dos Santos, presidirá a esta reunião, que contará com as presenças dos seus homólogos de Angola, Eduardo Severim de Morais, de Cabo Verde, Cristina Duarte, da Guiné Bissau, José Mário Vaz, de Moçambique, Manuel Chang, de São Tomé e Príncipe, Ângela Viegas Santiago e de Timor Leste, Emília Pires. O Brasil estará representado pelo Secretário de Assuntos Internacionais do Ministério da Fazenda, Marcus Bezerra Galvão.

Participam igualmente nesta reunião o Secretário Executivo da CPLP, Domingos Simões Pereira, e o Chaiman do African Training and Management Services (ATMS), Jan Berteling.
Como orador convidado estará também a International Finance Corporation (IFC), membro do Banco Mundial, representada pelo seu Vice-Presidente, Thierry Tanoh, que chefia uma delegação composta ainda pelo Representante Especial para a Europa cessante, Imoni Akpofure e pelo seu substituto, Wolfgang Bertelsmeier.

A reunião de Lisboa visa marcar o início de uma colaboração regular e permanente entre os titulares das Finanças dos países da CPLP, contribuindo assim para uma maior afirmação política desta organização e para a concretização dos seus objectivos, num contexto económico difícil a nível mundial.

É neste âmbito que os temas principais em discussão na reunião serão os da crise financeira e os seus efeitos na economia dos países da CPLP e o do papel dos Estados membros do organismo na arquitectura financeira internacional.
Alerta-se os órgãos de comunicação social interessados na cobertura jornalística desta reunião que deverão proceder à respectiva acreditação junto da organização, preenchendo e enviando o respectivo formulário, disponível no sítio do Ministério das Finanças e da Administração Pública (www.min-financas.pt), juntando os documentos e seguindo os procedimentos aí indicados.

Para esclarecimento de qualquer dúvida, os órgãos de comunicação social deverão contactar Sónia Rodrigues através do endereço electrónico soniarodrigues@sgmf.pt, dos telefones +351218846640/+351218846694 ou ainda do número de telemóvel +351966134416.

Lisboa, 19 de Junho de 2009

Comunicado disponível em www.min-financas.pt
------

Programa para a Imprensa.

Para mais informações, clique aqui.
Publicado a 19/6/2009
Voltar atrás
 
Boletim Electrónico
Subscreva newsletter
Preencher os campos obrigatorios *
Preencher os campos obrigatorios * Preencher os campos obrigatorios *

Iniciativas

Este site utiliza cookies, para uma melhor navegação. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.