Notícia

12/05/2022
Inscrições abertas para «2ª Encontro de Jovens Investigadores da CPLP sobre África» Voltar atrás
Inscrições abertas para «2ª Encontro de Jovens Investigadores da CPLP sobre África»
Nota Informativa

Estão abertas as inscrições para a 2ª edição do «Encontro de Jovens Investigadores da CPLP sobre África», a decorrer nos dias 25, 26 e 27 de maio de 2022, em formato híbrido (presencial, no ISEG em Lisboa e online, via streaming), com entrada livre, mas mediante registo, disponível aqui.  

 

O «Encontro de Jovens Investigadores da CPLP sobre África» (EJICPLP) detém o apoio institucional da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), enquanto espaço de promoção e divulgação de trabalhos de jovens investigadores na área de Estudos Africanos em Língua Portuguesa, e como uma oportunidade de debater a ciência numa perspetiva multidisciplinar relativamente a África.

 

“Celebrando o Dia Internacional de África, que se comemora a 25 de maio, a 2ª edição do Encontro tem como temática a INOVAÇÃO, tendo como objetivo debater o papel da ciência na inovação em África. Visa-se aprofundar e saber até que ponto a investigação científica sobre África tem produzido ou trazido inovação ao continente Africano, bem como debater a possível necessidade de se reformular questões e metodologias de investigação científica, numa perspetiva inovadora e pragmática, que permita a apropriação dos resultados destes estudos no quotidiano das sociedades africanas”, referem os organizadores do EJICPLP.

 

O programa “conta diariamente com dois momentos demarcados, sendo as manhãs dedicadas a especialistas de renome nas geografias onde se fala a língua portuguesa, num debate de ideias ao mais alto nível e as tardes destinadas à apresentação de trabalhos científicos por investigadores dos vários países da CPLP dando voz e promovendo novos estudos de investigação”, anuncia ainda o EJICPLP.

 

O EJICPLP destaca, entre várias outras, as presenças de Filomeno Forte (Angola), Marina Alkatir (Timor-Leste), Leila Leite Hernandéz (Brasil), Miguel de Barros (Guiné Bissau), Fernando Jorge Cardoso (Portugal) e Isabel Castro Henriques (Portugal).

 

Os temas em análise são multidisciplinares e abordam questões como:


- Empoderamento da mulher africana (25 maio);

 

- Aproximação da investigação científica à agenda de decisores políticos (25 maio);

 

- Inovação financeira e energética na investigação em África (26 maio);

 

- Inovação com a tradição (26 maio);

 

- Enquadramento científico da Rota da Lisboa Africana (27 maio).

 

O Encontro de Jovens Investigadores da CPLP sobre África é um projeto fundado por Cristina Molares d’Abril, contando ainda com uma Comissão Organizadora e um Conselho Científico multinacional e multidisciplinar.

 

Mais Informação

 

Registo Online e Presencial ISEG | Lisboa

«Encontro de Jovens Investigadores da CPLP sobre África» (EJICPLP)

Página Eletrónica 

Facebook

 

Vídeo 

 

Publicado a 12/5/2022
Voltar atrás
 
Boletim Electrónico
Subscreva newsletter
Preencher os campos obrigatorios *
Preencher os campos obrigatorios * Preencher os campos obrigatorios *

Iniciativas

Este site utiliza cookies, para uma melhor navegação. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.