Notícia

24/02/2023
XIX Encontro de Saúde Militar promove e reforça Cooperação Voltar atrás
XIX Encontro de Saúde Militar promove e reforça Cooperação
Nota Informativa

 “Segurança Sanitária Mundial” foi o mote de abertura do XIX Encontro de Saúde Militar da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), realizado em Maputo, nos dias 16 e 17 de fevereiro. Pela ocasião da abertura do evento, o Ministro da Defesa Nacional de Moçambique, Cristóvão Chume, nomeou a “escassez de recursos” como um dos desafios enfrentados pela Saúde Militar na CPLP, valorizando o forte contributo deste sector na Província de Cabo Delgado.

 

O XIX Encontro, que contou com o contributo do Fórum de Saúde Militar da CPLP (FSM/CPLP), reuniu dezenas de profissionais das várias áreas da saúde dos Estados-Membros da CPLP para o debate e partilha de experiências, no âmbito:

- Da cooperação multissectorial e da colaboração civil-militar;

- Do papel da Saúde Militar para o planeamento e resposta a emergências sanitárias de cariz nacional e internacional;

- Da Biossegurança e Bioproteção, uma temática já recorrente nas últimas reuniões do FSM/CPLP, que resultou na constituição de uma Comissão Técnica.

 

O contributo do sector da Saúde Militar na Província de Cabo Delgado foi enaltecido pelo Ministro da Defesa Nacional de Moçambique, face ao apoio prestado no socorro aos militares e feridos em combate, nos hospitais de campanha, bem como, pelo Serviço Nacional de Saúde, no tratamento de doenças endémicas.

 

No encerramento do certame, o Secretário Permanente do Ministério da Defesa Nacional de Moçambique, Casimiro Mueio, elogiou os trabalhos desenvolvidos no Encontro, relevando o seu contributo para o enriquecimento dos Serviços de Saúde Militar, assim como para a promoção de um maior envolvimento do setor da Defesa no reforço de projetos de cooperação na CPLP.

 

O evento foi antecedido por dois workshops sobre o “Regulamento Sanitário Internacional” e a “Biossegurança e Bioproteção”, realizados no dia 15 de fevereiro, nas instalações da sede do Centro de Análise Estratégica da CPLP, em Maputo.

 

Fotografias

23.2. XIX Encontro de Saúde Militar da CPLP
Publicado a 24/2/2023
Voltar atrás
 
Boletim Electrónico
Subscreva newsletter
Preencher os campos obrigatorios *
Preencher os campos obrigatorios * Preencher os campos obrigatorios *

Iniciativas

Este site utiliza cookies, para uma melhor navegação. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.