Notícia

31/07/2009
Sorteio da Taça de Futebol CPLP Sub-23 Voltar atrás
Sorteio da Taça de Futebol CPLP Sub-23
Nota Informativa

O sorteio para primeira Taça CPLP de Futebol Sub-23  decorreu a 31 de Julho, no Secretariado Executivo da CPLP, em Lisboa.

Este evento contou com a presença de Embaixadores dos Estados-membros da CPLP bem como de altos representantes da Federação Portuguesa de Futebol e da Federação Moçambicana de Futebol, para além de personalidades ligadas ao mundo do futebol.

A Taça CPLP de Futebol sub-23 disputa-se de 5 a 9 de Setembro de 2009, em Brasília, de acordo com o Sorteio realizado.

A Taça de Futebol CPLP Sub-23 é um evento que se enquadra no seguimento do projecto de cooperação técnica da CPLP intitulado “1º Curso Internacional de Aperfeiçoamento para Treinadores de Futebol da CPLP”, que teve como entidade Executora a Faculdade de Educação Física da Universidade de Brasília (UnB), no âmbito da Escola Internacional de Futebol dos Países de Língua Portuguesa (EIF-CPLP). Procura, também, retomar o êxito alcançado com a Taça CPLP de Futebol, que se realizou em Brasília, em Maio de 2005, contemplando escalões etários mais baixos.

A CPLP entende que Taça CPLP de Futebol sub-23 é um acontecimento que, para além da competição desportiva, pretende exponenciar a cooperação desportiva na Comunidade vidé a realização em 2014 do Campeonato do Mundo no Brasil.

A Taça CPLP de Futebol sub-23 tem como objectivo último a criação de condições desportivas e técnicas para que as selecções representantes dos Estados-membros da CPLP, nomeadamente as que carecem de maior experiência internacional, possam conseguir disputar, com o maior sucesso possível, a fase de apuramento para o Campeonato do Mundo de 2014, que se realizará no Brasil, sob a égide da FIFA.

Este evento foi apresentado às Federações e Confederações de Futebol dos Estados-membros da CPLP, tendo delas recolhido o seu endosso oficial. Em 20 de Maio último, este Secretariado Executivo apresentou também a iniciativa à FIFA, com o objectivo de solicitar que esta competição receba a chancela e endosso daquele organismo. Nessa ocasião, a missão foi recebida pelo Presidente e responsável pelas Relações internacionais da FIFA.

O Estado de Brasília, bem como a Federação Brasiliense de Futebol, para além da CBF, dão o seu apoio a esta iniciativa que faz parte do Programa comemorativo das celebrações relativas à independência do Brasil, que se celebra no dia 7 de Setembro de 2009.



Publicado a 31/7/2009
Voltar atrás
 
Boletim Electrónico
Subscreva newsletter
Preencher os campos obrigatorios *
Preencher os campos obrigatorios * Preencher os campos obrigatorios *

Iniciativas

Este site utiliza cookies, para uma melhor navegação. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.