Área Reservada

Notícias

RIPES na Guiné-Bissau e em Cabo Verde

18 9/18
RIPES na Guiné-Bissau e em Cabo Verde

Memorando

O projeto "Rede de Instituições Públicas de Ensino Superior (RIPES)” da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) beneficiou de uma missão conjunta da Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e da Universidade de Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) a Cabo Verde e Guiné-Bissau, no passdo mês de julho de 2018.

 

De acordo com a ABC, a “visita foi realizada com o objetivo de integrar instituições dos países ao escopo da iniciativa”, sendo que o projeto RIPES ambiciona “construir, na perspectiva da cooperação Sul-Sul, uma rede de instituições públicas nos países da CPLP com capacidade de promover o intercâmbio de conhecimento, a mobilidade e a formação de cidadãos que possam contribuir para o desenvolvimento dos países”.

 

Na Guiné-Bissau, a delegação brasileira encontrou o Reitor da Universidade Amílcar Cabral (UAC), representantes do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa (INEP) e foi recebida pelo ministro da Educação, Ensino Superior, Juventude, Cultura e Desporto da Guiné-Bissau “para negociar a participação de instituições de ensino superior locais no projeto RIPES”. 

 

Em Cabo Verde, os especialistas da ABC e da Unilab “reuniram com o Diretor Geral de Cooperação Internacional da Chancelaria local e com representantes da Embaixada do Brasil em Praia, capital do país”.

 

O projecto RIPES insere-se no Plano de Ação de Cooperação Multilateral (2014-2020) da CPLP, nomeadamente, no Eixo 2 - mobilidade de estudantes, docentes, investigadores e cientistas altamente qualificados. A Unilab detém a categoria de Observador Consultivo da CPLP.

 

Mais Informação

 

Universidade de Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB)

 

ABC

 

Ensino Superior na CPLP

Este site utiliza cookies, para uma melhor navegação. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.