Área Reservada

Notícias

RINSP-CPLP debate genómica do COVID-19

24 6/20
RINSP-CPLP debate genómica do COVID-19

Nota informativa

A terceira reunião em ambiente virtual da Rede dos Institutos Nacionais de Saúde Pública da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (RINSP-CPLP), realizada a 22 de junho de 2020, teve como tema a “Genómica do COVID: Metodologia e uso”.

Nesse âmbito, abordaram-se os seguintes tópicos:
a. Metodos de análise genómica, protocolos e algoritmos;
b. O uso da genômica viral para a projeção do curso da epidemia;
c. O rastreamento da transmissão intercontinental mediante a análise genômica de cepas.

O primeiro encontro virtual decorreu a 14 de maio de 2020 e definiu que estas reuniões em teleconferência vão realizar-se com um caráter periódico, a cada 15 dias. A quarta reunião virtual está prevista para o dia 6 de julho sob o tema “Atenção Primária no contexto da COVID-19”, nomeadamente o papel dos INSP como porta de entrada para a atenção clínica e como mobilizador comunitário em diversas realidades sociais e econômicas.

A reunião da RINSP, realizada imediatamente a seguir à sua fundação, em março de 2011, definiu, por consenso, complementar às áreas prioritárias de cooperação previamente identificadas, a promoção da advocacia e apoio à criação de Institutos Nacionais de Saúde (INSP) nos Estados-membros da Rede que ainda não dispõem dessa estrutura e o desenvolvimento e avaliação da implantação do Sistema de Apoio à Gestão Estratégica nos INSP-CPLP e no Secretariado Executivo da CPLP.


Mais informação

Portal Saúde/RINSP-CPLP
Rede dos Institutos Nacionais de Saúde Pública fixa temas a debater

Este site utiliza cookies, para uma melhor navegação. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.