Área Reservada

Notícias

Lançado «Movimento de Equidade Sustentável em Saúde»

2 7/20
Lançado «Movimento de Equidade Sustentável em Saúde»

Memorando

O Movimento de Equidade Sustentável em Saúde (Sustainable Health Equity Movement, em inglês), foi lançado a 2 de julho de 2020, reunindo redes e pessoas de todas as regiões, culturas e profissões em torno do princípio ético do direito universal à saúde.

 

O encontro virtual de lançamento conta com a presença de personalidades de entidades mundialmente reconhecidas, como Organização das Nações Unidas (ONU) e Organização Mundial da Saúde (OMS). Entre os participantes, encontram-se dois cidadãos de Estados-membros da CPLP: António Guterres, Secretário-geral da ONU, e Paulo Buzz, coordenador do Centro de Relações Internacionais em Saúde (Cris/Fiocruz, Brasil).

 

O Movimento de Equidade Sustentável em Saúde tem como "principal objetivo a inclusão da Equidade Sustentável como princípio ético em todas as políticas internacionais e nacionais na luta mundial contra a Covid-19". "O evento vai chamar a atenção para as iniquidades inaceitáveis em saúde global que foram amplificadas pela pandemia. Acreditamos que cabe ao nosso poder coletivo abordar essas desigualdades. O evento será liderado por autoridades da ONU e OMS, bem como por integrantes do Comitê Interino do Movimento", sublinham os organizadores.

 

A primeira iniciativa deste movimento foi o envio de uma carta aberta à ONU, propondo o apoio necessário à OMS na criação de uma Força Tarefa de Equidade em Saúde Global. 

 

Mais Informação

Movimento de Equidade Sustentável em Saúde
Gravação do webinar

Este site utiliza cookies, para uma melhor navegação. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.