Área Reservada

Notícias

Ministro do Ambiente e Desenvolvimento Rural de Cabo Verde reune-se com a missão do TCP CPLP/FAO
Nota Informativa

O Ministro caboverdiano, José Maria Veiga, titular da pasta do Ambiente, do Desenvolvimento Rural e dos Recursos Marinhos, acompanhado do Diretor Geral de Estudos Planeamento e Cooperação, Eng. Clarimundo Gonçalves, recebeu na manhã o dia 05 de Fevereiro de 2009, a Missão do TCP CPLP/FAO, composta pelo Coordenador do Projecto, Luc Dubreuil e da Consultora Regional Denise Lima.

O Ministro destacou a necessidade da Gestão Sustentável das Terras em Cabo Verde, considerando os enormes desafios sócioambientais do país, dentre os quais citou: a reduzida proporção das terras aráveis, a necessidade da preservação da área costeira, a urgência na criação de alternativas econômicas e ocupacionais para as comunidades da zona e a questão fundiária.

Também foi destacado o potencial da Educação Ambiental para apoiar medidas de co-responsabilização dos proprietários de terra e para apoiar as comunidades no uso sustentável dos recursos naturais.

Ao final da reunião o Ministro manifestou a disposição de Cabo Verde em avançar rapidamente na formulação das propostas nacionais para o Programa de Cooperação na CPLP. Para tanto, identificou preliminarmente três outros ministérios que serão consultados sobre a sua participação no Comité Nacional juntamente com o seu Ministério: Ministério do Ordenamento Territorial, Ministério das Finanças e Ministério da Educação. O Ministro José Maria Veiga também enfatizou a importancia de envolver a Associação dos Municípios e a sociedade civil.
Publicado a 13-02-2009
Este site utiliza cookies, para uma melhor navegação. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.